23 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Carteira de identidade pode incluir informação sobre autismo

Proposta quer assegurar fácil identificação para que tenham prioridade em atendimentos públicos e privados

16/09/2019 14h40
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Foi apresentado na Assembleia projeto que incluir na carteira de identidade a informação sobre a condição de autismo do cidadão. A intenção da proposta é assegurar atendimento prioritário a este público em diversos segmentos públicos e privados, em relação a saúde, educação e área social.

A informação que vai constar na cédula é “pessoa com transtorno de espectro autista”, que deve ser requisitado pelo titular do documento ou representante legal, que para isto, precisa levar o relatório médico que comprove esta condição. Esta mudança não vai trazer custos a estas pessoas.

“O objetivo é facilitar a identificação das pessoas autistas para que tenham assegurados seus direitos, inclusive o atendimento preferencial, já que o autismo não é fácil ser identificado”, justificou o autor do projeto, o deputado Marçal Filho (PSDB).

A proposta agora segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados estaduais. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria, tornando-a lei estadual.

Informações do site Campo Grande News

Documentos de identidade em MS (Foto: Divulgação/Sejusp)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avanço da inteligência artificial acende alerta sobre autonomia e pensamento crítico

Especialistas discutem impactos cognitivos, éticos e sociais do uso crescente de algoritmos na tomada de decisões

Projeto propõe aumento de pena para crime de maus-tratos cometidos em instituições de ensino

Proposta em análise na Câmara prevê punição maior quando violência ocorrer no ambiente escolar, com foco na proteção de crianças e adolescentes

Receita libera consulta a lote da malha fina de fevereiro com R$ 578,9 milhões em restituições

pagamento será realizado no dia 27 de fevereiro, cerca de 205 mil contribuintes irá verificar se há recebimento Cerca de 205 mil contribuintes que...