33.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de maio, 2024

Incêndio atinge área de preservação em Castilho (SP); 63 mil litros de água foram despejados

Um avião enviado da Defesa Civil Estadual que tem capacidade de transportar 1,8 mil litros de água e que tem liquido gerador de espuma que suprime o calor, realizou na quinta-feira (29), pela reserva da preservação ambiental do bairro Pontal, em Castilho, 35 lançamentos somando no total 63 mil litros despejados na vegetação.

30/08/2019 10h07
Por: Rodrigo de Freitas com informações do UOL e Paparazzi News *

CASTILHO (SP) – Completou ontem (29), 60 horas de um incêndio em uma área de preservação permanente, em Castilho (SP), interior de São Paulo (SP). A área devastada pelo fogo é de aproximadamente dois mil hectares, o equivalente a dois mil campos de futebol, segundo a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), concessionária responsável pela preservação da mata.

Na manhã de ontem (29) a Defesa Civil Estadual enviou uma aeronave para ajudar no combate às chamas. O avião tanque tem capacidade para transportar 1.800 litros de água e líquido gerador de espuma que suprime o calor. Além da aeronave, dois helicópteros Águia da PM, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e dois caminhões pipas de usinas da região ajudam no controle do incêndio. Pelo menos 40 homens trabalham no local.

Até o momento, houve dificuldade para controlar as chamas, já que se trata de uma área com solo pantanoso e de mata fechada, apenas aeronaves conseguem checar até os focos. Bombeiros em solo trabalham no isolamento do fogo para que ele não atinja pastagens vizinhas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma plantação de cana-de-açúcar, na noite de segunda-feira. Até a tarde os bombeiros continuavam no trabalho de combate às chamas. Não há previsão para o término dos trabalhos.

Até o momento, 63 mil litros de água foram despejados na reserva

De acordo com o site Paparazzi News, o avião enviado pela Defesa Civil Estadual que tem capacidade de transportar 1,8 mil litros de água e que tem liquido gerador de espuma que suprime o calor, realizou na quinta-feira (29), pela reserva da preservação ambiental do bairro Pontal, em Castilho, 35 lançamentos somando no total 63 mil litros despejados na vegetação.

O Paparazzi News apurou que, outro reforço importante para o Corpo de Bombeiros foram duas aeronaves do helicóptero Águia das bases de Araçatuba e Presidente Prudente, esses fizeram 80 lançamentos de água. O combate a esse foco de incêndio vem sendo desempenhado por bombeiros e brigadistas desde a manhã de terça-feira, são mais de 40 homens empenhados numa força tarefa para encerrar o chamado que ainda concentra nesta sexta-feira (30).

O estagiário está sob a supervisão da editora-chefe Julia Vasquez

Incêndio em uma área de preservação permanente em Castilho, no interior de SP. Imagem: Divulgação/Defesa Civil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pena de policial flagrado com R$ 1 milhão e cocaína é mantida pelo STF

Em maio de 2020, Mário Márcio da Silva foi transportado pela ROTA de São Paulo até Três Lagoas, onde sob os cuidados do 2°BPM, foi transferido à Campo Grande.

Prefeitura de Três Lagoas intensifica medidas contra a febre amarela

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando a vacinação e as medidas de vigilância para combater...

Hospital Auxiliadora promove mais uma edição do “Curso de Gestantes” neste sábado

Em entrevista à Toninha Campos, a coordenadora da Linha Materna-Infantil da unidade, Thieise Machado deu mais detalhes sobre a realização do evento, que vai coincidir com o mês das mães.