18.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Funcionários e ex-funcionários denunciam nova falta de pagamento da São Luiz

Trabalhadores relatam que irão se moblizar para mover uma ação coletiva contra a empresa, com o objetivo de receber esses valores atrasados

27/08/2019 11h20
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Na manhã desta terça-feira (27) diversos funcionários e ex-funcionários da empresa Viação São Luiz de Três Lagoas entraram em contato com a Rádio Caçula para denunciar nova falta de pagamento e quebra de acordos. Eles estão há aproximadamente cinco meses sem receber salários e parcelas dos acertos.

Eles pedem ajuda da emissora para divulgar novamente a situação que se repete. Segundo o relato dos funcionários, além dos salários atrasados, os tickets alimentação também não são pagos e o acordo para as rescisões contratuais, parceladas para pagamento em diversas vezes, voltou a não ser cumprido.

A situação tem se complicado ainda mais para os funcionários que continuam na empresa, já que alguns dependem exclusivamente do salário obtido, causando atraso no pagamento de contas como aluguel, água e luz.

Alguns alegam ainda que a empresa está retendo a Carteira de Trabalho para fazer a recisão contratual.

“Eu não consigo ir para outro emprego e nem consigo fazer meu acerto, eles pegaram minha carteira de trabalho. Não devolvem, nem resolvem o problema”, alegou um dos funcionários.

Ele ainda relatou casos de motoristas da empresa que acabam pegando viagens seguidas para terem o que comer, uma vez que é disponibilizado almoço ou jantar para viagens mais longas.

Funcionários e ex-funcionários disseram que irão tentar agora se mobilizar para mover uma ação coletiva contra a empresa, com o objetivo de receber esses valores atrasados. A reportagem tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno.

SINDICATO

O último registro da falta de pagamento da empresa foi em abril deste ano. A Rádio Caçula procurou o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a procuradora Priscila Moreto de Paula esclareceu que o órgão vem autuando a empresa reiteradamente, mas que a par dessa intervenção do MPT, é muito importante a atuação do sindicato da categoria para que a empresa adeque suas condições de trabalho à legislação.

Os trabalhadores disseram que chegaram a procurar o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Três Lagoas, mas foram informados de que a empresa não é vinculada ao mesmo. “Por esse motivo, o sindicato disse que não poderia fazer nada por nós”, disse um dos funcionários.

“Procuramos inclusive o sindicato de Campo Grande, mas eles também não podem nos ajudar por questões de regionalização”, esclareceu.

DESDE 2013

Os casos envolvendo a empresa Viação São Luiz não são recentes. Em 2013, o MPT ajuizou uma Ação Civil Pública pedindo que a Justiça do Trabalho condenasse a empresa ao pagamento de indenização por dano moral coletivo e para que a empresa não voltasse a reincidir na prática de atrasar salários e deixar de efetuar os depósitos de FGTS.

O MPT obteve êxito nesta ação, mas infelizmente houve desrespeito reiterado da decisão judicial entre os anos de 2014 e 2019, o que gerou a aplicação de multas que superam o valor de R$ 200 mil. Ainda assim, a empresa tem persistido no descumprimento da legislação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novo medicamento que previne HIV pode ser mil vezes mais barato na versão genérica, diz estudo

Um estudo internacional publicado em junho na revista científica Lancet avaliou que uma versão genérica do lenacapavir, novo medicamento considerado revolucionário na prevenção do...

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...