21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Procurador-geral não aceita falar na CPI do Cachoeira

Política – 02/05/2012 – 11:05

Gurgel ainda pode ser convocado pelos membros através de requerimento

O Procurador-geral da Republica, Roberto Gurgel, não aceitou o convite para ir à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Congresso Nacional que investiga a relação de parlamentares com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Gurgel foi convidado pelo presidente e relator da CPI, respectivamente, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e deputado Odair Cunha (PT-MG), na manhã desta quarta-feira (2) e disse que há “impedimentos técnicos” que impossibilitam a visita.

O presidente da CPI do Cachoeira explicou que mesmo com o procurador recusando o convite ele ainda pode ser convocado pelos membros da comissão e, nesse caso, não terá escolha.

— Nós explicamos inicialmente a necessidade de ter a Procuradoria-geral explicando os principais eixos da investigação e o procurados nos confessou que a investigação não está conclusa ainda e há, na titularidade dele, um impedimento de ordem técnica. Eu respeitei esse impedimento, mas obviamente nós temos contra razões a argüir, porque a comissão tem o dever de convocar qualquer cidadão brasileiro a depor.

Segundo Vital do Rêgo, há um requerimento de convocação de Gurgel na CPI, mas não se sabe quando será votado.

— Isso [a recusa do convite] não afasta uma possibilidade de convocação até porque eu tive a prudência de colocar para o procurador-geral que a minha visita com o relator tinha sido uma visita institucional, mas tem uma solicitação através de requerimento de convocação. Isso significa que quando o requerimento for a voto ele será deliberado e decide a maioria do colegiado.

O presidente disse que o procurador “se colocou à disposição de continuar conversando” e é importante ouvi-lo porque ele é o “presidente do inquérito que recebeu as informações dos dois inquéritos” e poderia esclarecer as questões mais facilmente. Para Vital, no caso do requerimento ser aprovado, uma sessão secreta facilitaria a ida do procurador ao Congresso Nacional.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...