Geral – 02/05/2012 – 10:05
A ponte rodoviária que ligará o estado de Mato Grosso do Sul a São Paulo está a todo vapor. A informação foi dada pelo mestre de obras da Empresa A. Gaspar S/A, Ari Costa. Conforme o profissional, cerca de 110 operários trabalham para entregar a nova ponte em 36 meses a contar do dia do lançamento da obra, feita no dia 15 de Junho de 2011, data em que Três Lagoas completou 96 anos de emancipação político administrativa.
Ao total, a nova ponte terá 17 blocos de concreto em sua extensão. Do lado paulista, 3 blocos cheios (pilar) já estão prontos e um quarto pilar está em construção (com estaca). Ao todo, 8 blocos cheios já foram construídos entre o estado paulista e Mato Grosso do Sul.
“Para acelerarmos ainda mais o obra, dependemos do nível do Rio Paraná, que está um pouco alto. Outro problema que tivemos aqui foi à dificuldade para perfurarmos o solo, pois aqui temos muitas rochas. Tivemos que exportar dos Estados Unidos uma peça para perfurarmos o solo com mais facilidade. Esta peça levou 5 meses para chegar a Três Lagoas”, informou Ari Costa.
A OBRA
Trata-se de uma Obra de Arte Especial (OAE) com 1.344 metros de extensão e 6.648 metros de acessos. Em Três Lagoas, o trecho de acesso completará o traçado definitivo da BR-262, alterando o caminho que leva à barragem da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá). Do outro lado do rio Paraná, no município de Castilho (SP), uma nova via de acesso será construída da ponte até a rodovia estadual SP-300 (Marechal Rondon).
Antes da construção da usina, na década de 1960, a travessia de veículos, cargas e pessoas no local era feita por meio de balsa ou da ponte ferroviária Francisco de Sá, ao lado da estrutura que será construída. Com a usina, o tráfego passou a fluir pela própria barragem.
Mas com a expansão da região, nos setores agrícola e industrial e o desenvolvimento urbano, o volume de tráfego no local aumentou consideravelmente.
A nova ponte vai absorver esse trânsito, com duas faixas de tráfego com 3,6m de largura cada uma, além de acostamentos de 2,5m de largura e passagem para pedestres.
O Governo Federal vai investir R$ 113 milhões na obra (sendo R$ 30 milhões já empenhados), que tem prazo de três anos para ser concluída e deve gerar na sua fase inicial 180 empregos diretos.
Fonte: Da Redação