9.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

OAB espera julgamento de ação sobre ICMS eletrônico

Geral – 08/01/2012 – 11:01

A expectativa da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul é de que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue ainda no primeiro semestre de 2012, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) sobre a cobrança do ICMS nas operações interestaduais que destinam bens e mercadorias ao consumidor final, adquiridos de forma não presencial.

No mês passado o ministro Joaquim Barbosa deferíu a medida cautelar que trata do mesmo assunto, no estado da Paraíba. “Quando ele levar a liminar para ser confirmada em plenário deve ser chamada à pauta a Adin que trata da questão em Mato Grosso do Sul”, disse o presidente da Ordem aqui no Estado, Leonardo Avelino Duarte.

Após um pedido da OAB/MS, o Conselho Federal da Ordem ajuizou a Ação número 4642, com pedido de medida cautelar, junto STF para contestar o decreto número 13.162, de 27 de abril de 2011, do Estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo a OAB, por meio do decreto 13.162/11, o Estado passou a exigir ICMS no montante adicional de 7% ou 12%, a depender da origem, por ocasião da entrada em seu território de mercadorias provenientes de outras Unidades da Federação. No entanto, o que o decreto estadual faz, segundo a entidade, é tributar operações realizadas pela Internet, subvertendo as balizas do Sistema Tributário Nacional, estabelecidas pela Constituição Federal.

Fonte: A critica

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas relembra voz eterna do rádio no Dia dos Pais

Homenagem a Romeu de Campos Júnior, ícone da Rádio Caçula, emocionou familiares, amigos e ouvintes, celebrando seu legado de afeto, comunicação e compromisso com a comunidade.

Mulher desaparecida é encontrada morta em córrego em distrito

Mariza Guimarães Quaresma, de Chapadão do Sul, foi localizada neste domingo, 10, em área rural de Cassilândia, onde suspeita é que ela tenha caído de uma cachoeira, mas causa da morte ainda é investigada.

Participe da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2026–2029

Com foco na participação cidadã, o processo inclui uma pesquisa pública e uma audiência aberta à população.