24.7 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Comunidade Surda de Três Lagoas é escutada e irá contar com Central de Interpretação de Libras

Serviço de mediação na comunicação voltado para pessoas com deficiência auditiva foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (1º)

01/08/2019 12h26
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (01) a Central de Interpretação de Libras (CIL) de Três Lagoas (MS). O serviço é uma importante ferramenta para auxiliar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva. Para isso, o grupo conta com interpretes, coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

O projeto surgiu como um Projeto de Lei (PL) na Câmara de Vereadores de Três Lagoas de autoria do vereador Antônio Empeke Junior, o Tonhão (MDB) e da vereadora Sirlene dos Santos Pereira (PSDB), buscando aproximar o convívio da população com os deficientes auditivos.

Aprovado na câmara em novembro de 2018, o projeto passou pela sanção do prefeito, que vinculou a CIL à SMAS. Em entrevista à Rádio Caçula, o prefeito Angelo Guerreiro (PSDB) destacou que a Central busca disponibilizar um interprete para acompanhar e dar mais segurança para a população surda quando necessitar de atendimento em algum órgão público, auxiliando na comunicação para que possam receber uma adequada prestação de serviço.

“O Poder Público tem o dever de estar auxiliando e implementando esse tipo de serviço a cada dia mais”, comentou o Prefeito.

A secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho destacou que o município é o quarto no estado de Mato Grosso do Sul a receber essa importante ferramenta de humanização e combate à desigualdade.

Segundo ela, o deficiente auditivo que precisar do auxílio deve agendar previamente o atendimento na Casa dos Conselhos, que fica localizada na rua Elmano Soares, 670, no Centro de Três Lagoas.

Professor de Libras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, Adriano Oliveira Gianotto foi um dos idealizadores do projeto apresentado na Câmara de Vereadores. Portador de deficiência auditiva, acompanhado da interprete Ruth Oliveira, Adriano esclareceu que os surdos têm direito à acessibilidade e essa é maior luta no dia a dia.

Adriano, que veio de Campo Grande (MS) e mora na cidade desde o ano de 2018, informou que atualmente a comunidade surda encontra dificuldades nos atendimentos públicos por as pessoas não conseguirem compreender a língua de sinais.

“Esse projeto é fruto de muita luta. O prefeito aceitou porque sempre apoiou a questão da inclusão e da acessibilidade dos surdos. Todos temos que agradecer a administração municipal que conseguiu a concretização da Central de maneira rápida, já que em outros lugares o processo é bem mais demorado”, comentou Adriano.

Adriano Oliveira Gianotto um dos idealizadores do projeto apresentado na Câmara de Vereadores. Foto: Rádio Caçula

Foto: Rádio Caçula

Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional de MS mantém indicador máximo em segurança do paciente pelo quarto ano seguido

Unidade é referência estadual em alta complexidade e reforça qualidade no atendimento para moradores de Três Lagoas e região

Projeto cria política nacional para garantir terapia nutricional especializada no SUS

Proposta em análise na Câmara prevê acesso universal a tratamentos nutricionais e criação de programa para pacientes com falência intestinal Está em análise na Câmara...

Anvisa apreende medicamentos irregulares e proíbe “chip da beleza” em todo o país

Medidas atingem remédios para diabetes, câncer, estética e hormônios sem registro sanitário A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (20) a apreensão...