22.2 C
Três Lagoas
domingo, 10 de agosto, 2025

Dívida de R$ 27 milhões do Município com a União é revertida

As negociações começaram em 2017 no início da atual gestão e chegam agora em uma decisão que beneficia em muito o município de Três Lagoas que não precisará ressarcir a União

24/07/2019 08h19
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Uma dívida iniciada nos anos 90 e que, a quase 30 anos só vem aumentando, teve um desfecho nesta semana. As negociações começaram em 2017 no início da atual gestão e chegam agora em uma decisão que beneficia em muito o município de Três Lagoas que não precisará ressarcir a União em R$ 27 milhões.

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, e do assessor Jurídico Dr. Luiz Henrique Gusmão, participaram de duas reuniões com representantes da União em Campo Grande para concretizar discussões sobre a cessão de áreas pertencentes à extinta Rede Ferroviária Federal em regiões centrais do Município.

O Primeiro encontro foi no escritório da Advocacia da União da qual participaram também os advogados da União, Onercilene Ricarte de Oliveira e Aparecido dos Passos, além de representantes da Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU/MS).

Nessa reunião foram assinados documentos de conciliação visando a convalidação de desapropriação, corrigindo vícios antigos sobre imóvel não operacional da extinta Rede Ferroviária Federal imóvel na Chácara Carrato, com 25 hectares.

Os obstáculos encontrados nesse processo são devido a existência de uma matrícula no nome do município criada nos anos 90. Apesar da matrícula, a união é a real dona da área e para que a Prefeitura se efetive como proprietária deveria indenizar a União. Com o cancelamento de uma matrícula do local, devolução do terreno e a retirada do processo judicial movido pela União, o caso está sendo resolvido com a extinção do ressarcimento. Com isso, o Município deverá receber a área em forma de cessão, por parte da própria União.

Devido ao documento de conciliação assinado na primeira reunião, o segundo encontro foi no SPU/MS com o Superintendente de Patrimônio da União, Luiz Ribeiro Rosa, e o Superintendente Adjunto, Carlos Pussoli. O Prefeito Angelo Guerreiro inicia as conversações e documentações necessárias para doação por parte da União de mais algumas áreas na mesma região, local conhecido como Recanto do Galo e mais dois quarteirões da Chácara Carrato visando a construção da nova sede da Prefeitura Municipal.

Nas áreas discutidas nas reuniões estão edificados alguns prédios públicos como o Centro de Especialidades Médicas (CEM), a 3ª Delegacia de Polícia Civil, o Samu, a Receita Federal, o Batalhão da Polícia Militar, a Câmara Municipal e a escola Funlec, todos de caráter filantrópico, social e público.

Informações Assecom

Nas áreas discutidas nas reuniões estão edificados alguns prédios públicos como o Centro de Especialidades Médicas (CEM), a 3ª Delegacia de Polícia Civil, o Samu, a Receita Federal, o Batalhão da Polícia Militar, a Câmara Municipal e a escola Funlec, todos de caráter filantrópico, social e público - Foto: Arquivo / Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Nunca mais ele vai ofender minha família”, diz acusado de matar homem com facada em conveniência

Crime no Loteamento O.T. em Três Lagoas ocorreu na noite de sábado, onde autor afirmou que agiu após vítima ter supostamente insultado sua família.

Servidora da Prefeitura representa a cidade em evento nacional

A participação de Lesliane representando Três Lagoas e o Estado na mesa técnica reforça o protagonismo do Município na área de governança pública.

Prefeitura inicia treinamento de emergência nas unidades de saúde

As unidades de saúde que já receberam o treinamento são Santo André, Miguel Nunes, Interlagos e as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, do Consultório de Rua.