17.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 24 de abril, 2026

Amor entre cães e dono é igual mãe e filho, afirma estudo

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Azabu, localizada no Japão, existe sim um vínculo especial entre homem e seu melhor amigo.

20/07/2019 11h34
Por: Julia Vasquez

É isso mesmo, se você assim como eu ama seu animal de estimação como se fosse um filho, e sente que ele também, você está certo. Pois um experimento vem comprovar para todos o amor entre o seu melhor amigo e o seu. E da ciência ninguém duvida, não é mesmo?

.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Azabu, localizada no Japão, existe sim um vínculo especial entre homem e seu melhor amigo. Esse vínculo é construído a partir de um processo hormonal ativado quando se olham, que funciona de modo muito parecido ao que se dá entre mãe e filho.

É que esse olhar lança tanto no animal quanto no seu dono os níveis de ocitocina no cérebro, hormônio relacionado a conduta paternal e maternal. A ocitocina atua também como neurotransmissor no cérebro e tem um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança.

Para fazer o estudo, os pesquisadores colocaram os pets em um comodo com seus donos e observaram cada interação entre eles por 30 minutos. Após isso, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cachorros como na de seus responsáveis, e desvendaram que o contato visual constante entre eles elevava os níveis do hormônio nos cérebros dos dois.

Já no segundo estudo, os cientistas passaram ocitocina nos focinhos de alguns cães e os colocarem em um quarto com seus donos e vários desconhecidos. O resultado foi que os bichinhos passaram mais tempo olhando para seus donos, o que após 30 minutos, fez com que os níveis de ocitocina subissem também nos donos.

Para fazer o estudo, os pesquisadores colocaram os pets em um comodo com seus donos e observaram cada interação entre eles por 30 minutos. Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira será de calor e tempo seco em Três Lagoas

Dia será de sol entre nuvens, baixa umidade e atenção redobrada com o clima seco na região

Polícia Civil identifica e localiza autor de furtos em escola estadual de Três Lagoas

Suspeito de 39 anos invadiu unidade escolar durante feriado prolongado e levou diversos objetos

‘ExpoTrês 2026’ promete inovação, negócios e grande público

Presidente do Sindicato Rural, Bruno Ribeiro destacou o crescimento do setor, apostando na qualificação profissional e reforça missão de aproximar a população do agronegócio