23.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

9 de Setembro: Dia do médico veterinário

09/09/2015 – Atualizado em 09/09/2015

Por: Redação

Dia 9 de setembro comemora-se no Brasil o dia do Médico Veterinário. Este profissional atua na produção animal, medicina animal e saúde pública. Foi no dia nove de setembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas, criou a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão no país.

O médico veterinário é um profissional que atua em diversas áreas, entre elas, o atendimento clínico, cirúrgico e reprodutivo de pequenos e grandes animais. O médico veterinário também pode trabalhar na área da educação, no controle de saúde de rebanhos ou fiscalizar empresas que vendem ou reproduzem animais.

A formação em medicina veterinária dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas tais como anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Em seguida, é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar pela especialização.

Parabéns a vocês que cuidam de nossos filhos.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quarta-feira terá sol e chances de chuva em Três Lagoas

Previsão indica dia quente com máximas próximas de 33 °C, chuva à tarde e possibilidade de tempestades devido à aproximação de frente fria

PGE lança ‘Manual de Conduta Eleitoral 2026’ com orientações a gestores públicos

Conforme o documento, apresentado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o manual foi elaborado para apoiar os agentes públicos em suas áreas de atuação, com base em doutrina, jurisprudência e manifestações administrativas consolidadas.

Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue

Primeiro município a receber a nova unidade móvel da Rede Hemosul, Ribas do Rio Pardo abriu o cronograma itinerante de coletas em MS