26.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

8ª Conferência Internacional de Ecoturismo em Bonito tem participação do Sebrae

28/04/2014 – Atualizado em 28/04/2014

Instituição reforça o papel da sustentabilidade nos pequenos negócios e destaca artesanato sul-mato-grossense

Por:Assessoria

A abertura da Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável, na noite do último sábado (26), foi feita bem ao modo sul-mato-grossense, com o músico Marcelo Loureiro, que seguido do som do berrante entoado por um pantaneiro encantou o público.

O evento atraiu visitantes de mais de 45 países. O ministro de Turismo brasileiro, Vinícius Lages, classificou como de enorme importância para o País e para Bonito, ao afirmar que “experiências como esta que projetam o Brasil no mundo inteiro”.

Um dos principais temas a ser discutido nos quatro dias da Conferência é a definição de estratégias para o uso de áreas protegidas, mostrando que é possível avançar. O governador André Puccinelli destacou o setor do turismo como o quinto pilar da economia de Mato Grosso do Sul. “Bonito e a Serra da Bodoquena têm belezas naturais que precisam ser preservadas, mas Jardim e Bodoquena precisam de oportunidades para captar recursos onde as indústrias não estão, e claro, não devem estar”, pondera.

Durante a Conferência serão discutidos ainda aspectos da relação homem e meio ambiente, além dos participantes poderem compartilhar as melhores práticas de sustentabilidade já desenvolvidas. “Para o Ministério do Turismo, Bonito é um destino que irradia desenvolvimento”, fez questão de afirmar o ministro Vinícius Lages.

Como um dos principais participantes e fomentadores de negócios sustentáveis, o Sebrae/MS montou um estande com mostra de artesanato. Para exposição e comercialização, foram disponibilizadas peças de 14 artesãos de Mato Grosso do Sul, todos formalizados. São bolsas, colares, camisetas, joias e chaveiros que reforçam a identidade do artesanato único do Estado.

Para o analista técnico da instituição e gestor do espaço, Carlos Eduardo Cordeiro, o artesanato faz parte da produção associada ao turismo, trazendo elementos da cultura regional. “A ideia da mostra é também mercadológica, pois, além de destacar a importância do artesanato e prestigiar os artesãos, queremos fomentar o setor com potenciais negócios”, diz.

Também foi lançado o Guia Prático para Sustentabilidade de Pequenos Negócios – Ferramentas para o desenvolvimento territorial e fomento à criação de negócios inovadores e sustentáveis, disponível em português e inglês.

José Cláudio dos Santos, diretor do Sebrae Nacional, destacou que a finalidade da entidade com esse Guia é promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, que hoje representam mais de 25% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. “O Guia vai fomentar e orientar os empreendimentos. Ele apresenta um conjunto de leis que vai facilitar um ambiente regulatório para o desenvolvimento local e das regiões”, reforça.

Na quarta-feira (30), às 9 horas, no Centro de Convenções, acontece ainda a palestra “Sustentabilidade nos Pequenos Negócios”, ministrada pela gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Suênia Maria Cordeiro de Sousa.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras da nova Unidade de Saúde do Vila Nova avançam e garantem melhoria no atendimento

USF “Miguel Nunes” recebe investimentos de quase R$ 4 milhões e terá estrutura ampliada para atender com mais qualidade os moradores do bairro A Prefeitura...

MS tem a 4ª menor taxa de desemprego do Brasil, aponta IBGE

PNAD Contínua mostra desocupação de 2,9% no estado, estabilidade no mercado de trabalho e queda na informalidade Mato Grosso do Sul registrou a 4ª menor...

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul levam pautas territoriais e ambientais à COP30 em Belém

Representantes de cinco povos participam de debates, reuniões e atividades oficiais para reforçar a visibilidade das demandas indígenas do estado Lideranças indígenas de Mato Grosso...