22 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de maio, 2024

70 empresas fornecedoras do consórcio UFN 3 formam grupo e querem reaver R$ 120 milhões em dívidas

23/11/2018 10h17
Por: Ana Carolina Kozara

Um grupo, com 70 empresas credoras do consórcio Sinopec/Galvão Engenharia, foi formado e acompanha de perto a questão da recuperação judicial, pois pretende reaver cerca de R$ 120 milhões em valores não repassados.

O consórcio entre a chinesa Sinopec e a brasileira Galvão Engenharia era responsável pela construção da fábrica UFN 3 (unidade de fertilizantes nitrogenados), em Três Lagoas (MS), cujas obras estão paralisadas. As obras começaram em 2011 e foram interrompidas em dezembro de 2014, com cerca de 85% concluídas, quando a Petrobras rescindiu o contrato alegando não-cumprimento de pontos do acordo. O que restou, desde então, foram o desemprego em m assa e uma grave crise financeira para as empresas parceiras do consórcio.

Em agosto, na Justiça do Rio, foi iniciado o pedido de recuperação judicial da Sinopec Brasil. Na opinião dos credores, a companhia asiática faz propostas descabidas, como por exemplo: 15% do crédito à vista ou 30% a receber em dez anos.

A Petrobras, por seu lado, pretende vender a unidade e já abriu conversas com grupo russo Acron.

A UFN 3 é um complexo de fertilizantes com capacidade de produção de 761,2 mil t/ano de amônia e 1.223 mil t/ano (3.600 t/dia) de ureia granulada a partir de 2,24 MM m3/d de gás natural, proveniente do Gasbol.

A unidade tem como objetivo aumentar a oferta interna de fertilizantes nitrogenados, reduzir a necessidade de importação desses produtos e agregar valor e flexibilidade ao negócio de gás e energia.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS

As diretrizes para a realização do procedimento ficaram mais abrangentes, facilitando o acesso às mulheres que desejam fazer a cirurgia em todo o Estado.

Polícia Federal combate atuação de milícias digitais durante operação

A investigação teve início a partir de ofensas pessoais direcionadas a agentes públicos.

SEJUVEL abre novas turmas de atletismo e paradesporto em TL para toda a população

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) comunica que estão abertas as inscrições para aulas de atletismo e paradesporto voltada para pessoas...