Geral – 22/05/2012 – 10:05
Depois de uma semana de férias em Natal, no Rio Grande do Norte, 51 moradores de Jaú (SP) passaram por momentos difíceis no retorno para casa. O avião em que eles estavam teve um problema técnico logo após a decolagem do aeroporto internacional Augusto Severo, na manhã de sábado (19). Ao todo, 166 pessoas estavam a bordo da aeronave.
Chovia durante o procedimento de decolagem. Ao iniciar a subida, o capô de um dos motores da turbina se soltou. De acordo com o auditor fiscal aposentado da Receita Federal, José Augusto de Mello, de 56 anos, houve pânico e muitas pessoas passaram mal. “Foi um barulho assustador. Houve pane geral, agonia e desespero. Muitas pessoas começaram a chorar”, informou.
Ele contou ainda que havia programado a viagem junto com a mulher, Cleide de Souza Mello, desde janeiro e que enfrentou um momento muito mais difícil na vida recentemente. “Meu pai faleceu no final de abril. Fomos para Natal com a intenção de amenizar esse sofrimento. Esse susto do avião foi fraco perto do que estou passando. Já estamos bastante calejados”, desabafou o aposentado.
Sentado do lado direito do avião, oposto ao que ocorreu a explosão, Mello disse que precisaram ficar por mais de uma hora sobrevoando o oceano para gastar combustível. “O avião tava com o tanque cheio. Ficamos apavorados porque não tínhamos o que fazer. Ainda mais com a falta de informações na hora do incidente”.
Daniel Rosalin era outro passageiro de Jaú que ocupava uma das poltronas do avião. “Foi um susto grande, mas graças a Deus estamos bem. Além disso é importante ressaltar que fomos atendidos rapidamente pela companhia depois que aterrissamos”, enfatizou.
Em nota, a empresa aérea responsável informou “que a aeronave que faria o voo JJ3317, partindo de Natal com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, teve o capô de um dos motores desprendido durante a decolagem, às 7h36. A ocorrência não afetou o desempenho do motor. Seguindo os procedimentos de segurança, o comandante retornou ao Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal, para a manutenção do equipamento. Às 8h42, o pouso foi realizado em segurança e os 166 passageiros a bordo desembarcaram normalmente. Em terra, os clientes receberam toda assistência necessária e, às 12h35, prosseguiram viagem no voo JJ9354, com destino ao Aeroporto de São Paulo – Guarulhos”.
Fonte: G1