38.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 17 de outubro, 2025

3ª Divisão dos Jogos Escolares da Juventude começa em Três Lagoas

Competição reúne estudantes de 49 municípios para disputas de futsal e voleibol; etapa é considerada crucial para o desenvolvimento esportivo dos jovens.

A cidade de Três Lagoas sedia, de 8 a 13 de outubro, a 3ª Divisão dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, destinada a estudantes-atletas de 15 a 17 anos. Com a participação de 727 atletas de 49 municípios, as modalidades em destaque são futsal e voleibol, nos naipes masculino e feminino.

Os jogos de voleibol acontecem em três locais: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), AEMS (Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul) e Associação Nipo Brasileira. Já as partidas de futsal serão realizadas nos ginásios Lagoa 1 e Lagoa 2, além do Colégio Unitrês Objetivo.

Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o evento faz parte de uma série de competições que visam estimular o esporte entre os jovens. A primeira etapa dos Jogos da Juventude ocorreu em agosto, em Campo Grande, reunindo mais de 3.500 atletas de 55 municípios.

A diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva, Karina Quaini, destacou a importância da etapa em Três Lagoas para o crescimento técnico dos atletas. “Nesta fase, muitos municípios estão participando pela primeira vez, e as equipes estão em processo de evolução. A expectativa é que, após essa experiência, eles melhorem tecnicamente e possam avançar para divisões mais competitivas no próximo ano”, afirmou.

Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, reforçou o papel inclusivo da competição. “Estamos proporcionando uma disputa justa, onde os estudantes enfrentam adversários com nível semelhante. Isso é fundamental para o crescimento esportivo e para que esses jovens tenham a oportunidade de se destacar e representar o estado em competições maiores”, disse.

Os Jogos Escolares da Juventude 2024 foram divididos em várias etapas, conforme as modalidades. O primeiro bloco, realizado no início de agosto, contemplou esportes individuais, como atletismo, judô e ciclismo. O segundo bloco trouxe o voleibol e handebol, seguidos pelas competições de basquete e futsal. A última etapa contou com ginástica artística, natação e xadrez.

A competição, além de fomentar o espírito esportivo, serve como uma vitrine para os jovens atletas que almejam avançar na carreira esportiva, com a possibilidade de integrarem a delegação estadual em eventos de maior porte no futuro.

Com informações do Governo de MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Empresas de MS são alvo de operação contra uso de metanol em bebidas adulteradas

Receita Federal investiga esquema nacional; informações foram apuradas pelo Correio do Estado

MS investe R$ 240 milhões em ciência e inovação em oito anos

Fundect registra salto significativo nos aportes para pesquisas e bolsas em Mato Grosso do Sul

Suzano utiliza gravadores de som e DNA ambiental em iniciativa pioneira de monitoramento da biodiversidade em MS

Estudo inédito combina análises genéticas, inteligência artificial e gravações acústicas para mapear espécies e apoiar a criação de corredores ecológicos no Cerrado; Ao todo, foram monitorados 176 pontos ao longo de uma área de estudo de mais de 400 km do traçado planejado para o corredor