23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

300 mil mulheres morrem todos os anos por complicações na gravidez ou no parto, alerta OMS

No Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para números preocupantes: cerca de 300 mil mulheres morrem anualmente devido a complicações na gravidez ou parto; mais de 2 milhões de bebês morrem no primeiro mês de vida e outros 2 milhões são natimortos. Isso equivale a uma morte evitável a cada sete segundos.

Com base nas tendências atuais, quatro em cada cinco países não devem atingir as metas de redução da mortalidade materna até 2030, e um terço dos países também ficará aquém nas metas de redução de mortes neonatais.

Para enfrentar esse cenário, a OMS lançou uma campanha global de um ano com o tema “Começos saudáveis, futuros esperançosos”, destacando a importância do cuidado qualificado e oportuno para mães e bebês. Segundo a organização, a saúde no início da vida tem impacto duradouro no bem-estar das famílias, comunidades e no desenvolvimento econômico.

Apesar dos desafios, houve avanços desde 2000: as mortes maternas caíram 40% globalmente e as de recém-nascidos, pouco mais de 30%. Em 2023, pela primeira vez, nenhum país foi classificado com taxas extremamente altas de mortalidade materna. Além disso, o acesso a cuidados pré-natais, assistência no parto e cuidados pós-parto aumentou significativamente no período.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026