20.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de maio, 2025

300 mil mulheres morrem todos os anos por complicações na gravidez ou no parto, alerta OMS

No Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para números preocupantes: cerca de 300 mil mulheres morrem anualmente devido a complicações na gravidez ou parto; mais de 2 milhões de bebês morrem no primeiro mês de vida e outros 2 milhões são natimortos. Isso equivale a uma morte evitável a cada sete segundos.

Com base nas tendências atuais, quatro em cada cinco países não devem atingir as metas de redução da mortalidade materna até 2030, e um terço dos países também ficará aquém nas metas de redução de mortes neonatais.

Para enfrentar esse cenário, a OMS lançou uma campanha global de um ano com o tema “Começos saudáveis, futuros esperançosos”, destacando a importância do cuidado qualificado e oportuno para mães e bebês. Segundo a organização, a saúde no início da vida tem impacto duradouro no bem-estar das famílias, comunidades e no desenvolvimento econômico.

Apesar dos desafios, houve avanços desde 2000: as mortes maternas caíram 40% globalmente e as de recém-nascidos, pouco mais de 30%. Em 2023, pela primeira vez, nenhum país foi classificado com taxas extremamente altas de mortalidade materna. Além disso, o acesso a cuidados pré-natais, assistência no parto e cuidados pós-parto aumentou significativamente no período.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga por R$ 600 acaba com trio na delegacia no Jardim Oiti

Confusão começou após acusação de furto de R$ 600 entre amigas e terminou com agressões, feridas e intervenção da Polícia Militar.

Imasul divulga dados de chuva e nível dos rios de Mato Grosso do Sul

De acordo com o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, o monitoramento contínuo é essencial para a gestão adequada dos recursos hídricos em Mato Grosso do Sul.

Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho

A declaração e atualização do rebanho deve ser feito pelo produtor rural nas regiões do Planalto e Pantanal de 1º de maio a 2 de junho (primeiro semestre) e de 1º de novembro a 30 de novembro (segundo semestre).