Ação segue até 4 de janeiro e mobiliza efetivo extra para garantir segurança no período de maior movimento no comércio e nas áreas de lazer.
O 2° Batalhão de Polícia Militar (2°BPM) de Três Lagoas iniciou, nesta quarta-feira, 03, à Operação Boas Festas, ação especial que está sendo realizada simultaneamente nos 79 municípios do Estado. Em Três Lagoas, o lançamento ocorreu na sede do comando, no Jardim das Oliveiras, com a presença de autoridades militares, lideranças do comércio e representantes da sociedade civil.
O período da operação, iniciado em 1º de dezembro, indo até o próximo dia 4 de janeiro é considerado crítico devido ao grande fluxo de pessoas nas ruas motivado pelas compras de Natal, festividades, viagens e maior circulação de recursos financeiros.
Segundo o comandante do 2°BPM, TC.PM Moreira, o policiamento será intensificado especialmente nos horários de maior demanda. “É uma fase de grande movimento, de maior circulação de recursos e fluxo intenso na área comercial. Por isso, o policiamento será direcionado e reforçado em pontos estratégicos”, afirmou o oficial.
Moreira explicou que Três Lagoas receberá incremento visível no patrulhamento. Parte do efetivo administrativo será deslocado para as ruas, ampliando o número de policiais em atividade operacional durante o período. Os principais pontos de concentração serão o Centro da cidade, a Lagoa Maior e as regiões de maior fluxo comercial, principalmente nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando o movimento cresce de forma significativa.

O objetivo é coibir furtos, roubos e outros delitos comuns nesta época do ano, mantendo a sensação de segurança para comerciantes, consumidores e turistas.
Durante o lançamento, Moreira, destacou a importância da união entre as forças de segurança e o compromisso da tropa com a população de Três Lagoas. “O 2º Batalhão trabalha com homens honrados, e não há nada mais forte do que a integração entre instituições que partilham dos mesmos valores. Nossa causa é garantir segurança à sociedade de Três Lagoas”, afirmou.
O comandante reforçou que a operação tem foco preventivo, mas que a PM está preparada para agir imediatamente quando houver quebra da ordem pública. “Quando ocorre um crime, nós restabelecemos a ordem e conduzimos os autores à delegacia para que a Polícia Civil realize o flagrante”, completou.
Representantes do setor comercial também estiveram presentes no lançamento da operação. Sueide Torres, do SINDVAREJO (Sindicato do Comércio Varejista) de Três Lagoas, destacou que a atuação reforçada da Polícia Militar já se tornou uma tradição importante neste período do ano. Segundo ele, o aumento do policiamento garante mais tranquilidade tanto para consumidores quanto para comerciantes. “A iluminação natalina está linda, o centro está movimentado, e a segurança reforçada é fundamental”, afirmou.
Eurídes Silveira, representante do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) também enfatizou a relevância da integração entre as forças de segurança. Ele lembrou que, anualmente, a Polícia Militar atende ao pedido do Conselho para ampliar o policiamento no centro e nos bairros, onde hoje há grande atividade comercial. “Esse suporte é indispensável”, destacou.


