29/02/2016 – Atualizado em 29/02/2016
O motivo para ter este 29° dia, o dia bissexto, é puramente astronômico, mas há tradições, curiosidades e crendices associadas a ele.
Por: Neto com informações dos sites: MSN Notícias e Brasil Escola
Para entender o que é o ano bissexto é preciso voltar ao tempo dos egípcios, aproximadamente há 2.000 anos, e a história se faz um pouco confusa.
Naquele tempo, acreditava-se que o movimento de translação durava 365 dias. Por isso, o calendário era dividido em 12 meses com 30 dias cada, adicionando 5 dias para se completar os 365. Entretanto, o tempo que a Terra gasta para dar uma volta completa em torno do sol é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, aproximadamente.
Os egípcios foram perceber tal fato depois de certo tempo, porque isso alterou a época de plantação e colheita das lavouras, colocando em risco sua sobrevivência. Dessa maneira, com novos cálculos, viram que o ano durava 365,25 dias, ou 365 dias e 6 horas.
Logo, 24 horas (um dia) dividido por 6 horas é igual a 4. Portanto, a cada 4 anos acrescentar-se-ia um dia ao calendário, o conhecido Calendário Alexandrino
O mês de fevereiro deste ano terá 29 dias. O motivo para ter este 29° dia, o dia bissexto, é puramente astronômico, mas há tradições, curiosidades e crendices associadas a ele. Confira!
Um bebê nascido no dia 29 de fevereiro é chamado de “bebê bissexto”. A probabilidade de se nascer em um dia bissexto é de uma em 1.461, já que quatro anos tem 1.460 dias e o dia extra é o bissexto, completando 1.461
Durante o reinado de Júlio Cesar o mês tinha 30 dias. Quando César Augusto chegou ao poder, ele quis que agosto (mês em homenagem a ele), que tinha 29 dias, tivesse 31 dias, como julho (mês de Júlio Cesar). Para isso, ele roubou alguns dias de fevereiro para completar o número de dias de agosto e torná-lo tão grande quanto julho. Desde então fevereiro tem 28 dias e 29 em anos bissextos.
Além disso, de acordo com cálculos gregorianos, qualquer ano que é divisível por 100 e não por 400 não será considerado um ano bissexto (por exemplo, o ano 1900). Especialistas, no entanto, dizem que ainda há pequenas discrepâncias com este método e o sistema gregoriano terá que ser revisado … em cerca de 10 mil anos
Em sua última viagem às Índias Orientais, o explorador Cristóvão Colombo usou o eclipse lunar de 29 de fevereiro de 1504 a seu favor. Depois de ter ficado parado na Jamaica por meses, com a população nativa recusando-se a ajudar, Colombo reuniu os chefes indígenas neste dia e, sabendo que haveria um eclipse lunar, disse que Deus os puniria pintando a lua de sangue se eles não cooperassem. Aliviados, quando a lua reapareceu, os chefes fizeram tudo o que o explorador queria.
Os astrólogos dizem que pessoas nascidas no dia bissexto têm habilidades extraordinárias, reflexo da peculiaridade do dia em que nasceram.
Outra crença é que vegetais e tubérculos plantados no dia bissexto vão crescer “do jeito errado”.
Em alguns países, anos bissextos são associados à má sorte e em alguns, como na Grécia, aconselha-se a não fazer coisas como se casar e comprar casa. Na Rússia, anos bissextos são associados com mudanças abruptas do clima e má sorte.
A cidade de Anthony, no Texas, é conhecida como a capital mundial do ano bissexto e tem festas que incluem uma visita guiada a uma tumba indígena, festa no estábulo e dança.
O Código Civil chines de 10 de outubro de 1929 sugere colocar como data legal de um bebê bissexto o dia 28 de fevereiro. Em Hong Kong, o dia considerado é dia 1º de março.
O dia 29 de fevereiro é o dia das doenças raras.



