32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

29 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo

28/08/2013 – Atualizado em 28/08/2013

Comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em parceria com a Ouvidoria da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde Pública, estará lembrando a população da importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta quinta-feira (29), em todo o Brasil.

Junto com a divulgação das ações do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, não mais restrito ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), mas também implantado em quatro Unidades de Atenção Básica de Saúde, a mobilização alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído pelo Ministério da Saúde, pretende chamar à atenção sobre a importância e responsabilidade de todos sobre o “Ambiente Livre de Cigarro”.

Uma dessas ações é lembrar e fazer valer de verdade o que prevê a Lei Municipal nº 2.600, de 12 de junho de 2012, que dispõe sobre a proibição do consumo de produtos fumígenos (cigarros e derivados) em repartições públicas, escolas, unidades de saúde e outros ambientes públicos e da iniciativa privada, que, por sua atividade, aglomeram pessoas.

“O cumprimento desta Lei é de extrema importância para propiciar melhor qualidade de vida aos servidores municipais e à população de Três Lagoas em geral”, observou a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, psicóloga Mari Eurípedes Armani.

TRATAMENTO
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) mantém o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, agora descentralizado e levado a quatro Unidades de Atenção Básica.

Esse tratamento é regulado pela Portaria do Ministério da Saúde de número 1.035/2004 e a Portaria de nº 442/2004, que amplia o serviço de tratamento do tabagismo aos três níveis de atenção à saúde (básica, média e de alta complexidade).

Esse modelo de controle e de combate ao tabagismo, estabelecido pelo Ministério da Saúde e também já implantado em Três Lagoas nos bairros Santa Luzia, Vila Piloto, São Carlos e Vila Nova, “possibilita que seja realizado em grupo ou individualmente o tratamento que ajuda o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar”, explicou a psicóloga Mari.

“No Programa Municipal de Controle do Tabagismo, além da terapia em grupo, se necessário, oferecemos também o apoio de medicamentos, como recurso usado com sucesso no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS”, informou a coordenadora.

CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA

Nas ações de mobilização, alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo pretende intensificar campanha de conscientização e de alerta quanto aos malefícios que o cigarro causa à saúde e qualidade de vida dos fumantes.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte, que poderia ser evitada, em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, ou seja, mais de um bilhão e 200 milhões de pessoas, infelizmente ainda sejam fumantes.
Isso quer dizer que, em torno de 47% da população masculina e mais de 125 da população feminina do Mundo mantêm o pernicioso vício do fumo.

O alerta da OMS é que as estatísticas têm revelado que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, um dos tumores mais letais; cinco vezes mais de possibilidades de sofrer enfarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar; e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral, entre outras doenças.

Ainda segundo estudos da OMS, o grupo de fumantes, em decorrência das nefastas consequências do consumo de cigarro e outros derivados do fumo, é responsável por 63% de todas as mortes no Mundo.

Foto: Assessoria

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...