22.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de março, 2026

13º Siconbiol possui programa de emissão de carbono zero

16/09/2013 – Atualizado em 16/09/2013

Por: Assessoria

O 13º Siconbiol, em Bonito, MS, um dos maiores eventos de controle biológico da América Latina, começou no domingo, 15 de setembro. Na abertura, o presidente da Comissão Organizadora, Harley Nonato de Oliveira, revelou que a comissão organizadora, em parceria com o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), elaborou um programa de emissão zero de carbono para atmosfera.

“Os gastos com o evento serão equilibrados com o plantio de árvores para que haja compensação total de carbono”, disse o presidente, que também é pesquisador e chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS). Juntamente com Liliane Lacerda, da IASB, Harley realizou o plantio simbólico das árvores que serão plantadas posteriormente ao evento.

O Siconbio vai até quarta-feira, 18 de setembro, com uma programação diversa na área de controle biológico e conta com a presença de pesquisadores, estudantes e profissionais interessados na área de entomologia de 25 estados brasileiros e de outros países da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. “Esse é um momento ímpar, porque podemos disponibilizar os resultados e avanços sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias para o manejo biológico de populações de insetos, ácaros e doenças de plantas. É também uma oportunidade de intercâmbio em que a parceria e atualização sobre esse tema é altamente oportuna”, afirmou Harley.

O chefe geral e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, que também estava representando o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, saudou os presentes e participantes do Simpósio e lembrou alguns casos de sucesso das pesquisas em controle biológico, como o controle da lagarta-da-soja e do percevejo por meio do baculovirus, vírus que controla essas pragas. “Essa tecnologia trouxe um benefício fantástico”, disse Asmus, reforçando a importância de se retomar a sua utilização com mais vigor. Lembrou também do controle biológico da broca-da-cana-de-açúcar, realizado por meio de um dos principais inimigos naturais: o Trichogramma galloi; do controle da cigarrinha-das-pastagens, feito pelo fungo metarhizium; e da tecnologia dos nematoides entomopatogênicos.

Segundo Asmus, o desafio é resgatar o papel do controle biológico na agricultura brasileira, levando os conhecimentos gerados no âmbito da inovação para o controle efetivo das pragas na lavoura, com a integração entre instituições de pesquisa, de ensino e com maior participação da iniciativa privada. “Precisamos agregar esse conhecimento junto à iniciativa privada no tema controle biológico para equilibrarmos nossas forças”, enfatizou o chefe geral da Unidade da Embrapa em Dourados.

Ele comentou ainda que a pesquisa partiu da pró-produção, mas que é necessário avançar nas pesquisas pró-ambiente. “Temos que assumir o protagonismo do Brasil no mundo com sustentabilidade na produção de alimentos, fibras e energia”, concluiu.

Os discursos foram finalizados com a fala de Pedro Neves, presidente da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), promotora do Siconbiol. “O controle biológico tem um papel fundamental no ambiente e pode racionalizar os modelos de produção”, disse Neves, e completou: “O modelo de produção agrícola precisa de renovação, que deve passar pela economia, reciclagem e sustentabilidade”.

Homenagens

A Comissão Organizadora homenageou dois pesquisadores de destaque para o controle biológico: Flávio Moscardi, falecido em julho de 2012, e José Roberto Postali Parra, um dos palestrantes e moderadores de mesa-redonda no 13º Siconbiol.

Moscardi – foi agrônomo pela USP, com mestrado em Entomologia pela University of Florida e doutorado em Entomologia pela University of Florida. Foi professor do Centro Nacional de Pesquisa de Soja e professor permanente da Universidade do Oeste Paulista. Possuía experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, atuando principalmente em fenologia da soja, biologia e lagarta-da-soja, com a qual trabalhou intensamente nas pesquisas de desenvolvimento do baculovírus.

Parra – é engenheiro agrônomo pela USP, assim como mestrado e doutorado pela mesma universidade. Seu pós-doutorado foi realizado na Universidade de Illinois, EUA (Urbana Champaing). Atualmente é professor titular do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP, membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e membro da Academy of Science for the Developing World (TWAS) desde 2002. Seu tema central de pesquisa é “Técnicas de criação e nutrição de insetos para programas de Controle Biológico” com ênfase a parasitoides de ovos (especialmente Trichogramma spp.)

13º Siconbiol

O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com promoção da Sociedade Sentomológica do Brasil.

Confira a programação no site: www.cpao.embrapa.br/siconbiol2013/programa.php

13° SiconbiolFoto: Assessoria

Harley Nonato de Oliceira entrega em mãos a homenagem ao pesquisador José Roberto Postali.Foto: Assessoria

Homenagem para Flavio Moscardi recebida pelo presidente da SEB.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ação rápida termina com dois foragidos presos em menos de duas horas em Três Lagoas

Ocorrências registradas nos bairros São João e Jardim das Acácias resultaram na captura de procurados pela Justiça durante patrulhamento nesta quarta-feira

Comboio do contrabando é interceptado após fuga em Brasilândia

Veículos carregados com mercadorias ilegais do Paraguai tentaram escapar durante patrulhamento, mas parte da carga foi apreendida pela polícia

Gerente de exames do DETRAN explica mudanças no exame de direção em MS

Lina Zeinab detalhou sobre as mudanças nas regras do exame prático e falou sobre o aumento nas aprovações de candidatos no estado