O escritor e poeta Guimarães Rocha morreu na madrugada desta quinta-feira (11), aos 69 anos. Considerado um dos nomes mais importantes da literatura sul-mato-grossense, ele deixa um legado marcante na produção cultural do Estado.
Guimarães Rocha era membro fundador da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul e ocupava a cadeira nº 4 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, instituições nas quais teve atuação destacada ao longo de sua trajetória literária e intelectual.
O escritor estava internado havia alguns dias em um hospital particular de Campo Grande e enfrentava complicações de saúde decorrentes de amiloidose, doença rara que provoca o acúmulo de proteínas anormais nos órgãos e tecidos do corpo, comprometendo seu funcionamento.
Segundo o genro, o advogado Rafael Almeida, o diagnóstico veio há algum tempo e a doença foi avançando, apesar do tratamento. Nos últimos meses, o estado de saúde se agravou. “Ele lutou bravamente com a doença. Nunca reclamou”, resumiu.
Ficam registrados os sentimentos e condolências à família, amigos e admiradores de sua obra, neste momento de profunda perda para a cultura sul-mato-grossense.


