37.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Violência infanto-juvenil, atos podem ser reflexos do que os jovens vivenciam

Dr. Eder explica como acontece um fenômeno conhecido como efeito Werther

05/04/2019 11h56
Por: André Rodrigues

O programa Linha Direta desta sexta-feira (05) de abril trouxe a tona um assunto muito importante para a sociedade que é a violência infanto-juvenil, o caso mais recente foi o massacre que aconteceu em uma escola do município de Suzano (SP), onde dois jovens adentraram na escola, no dia 13 de março de 2019, mataram várias pessoas e depois tiraram a própria vida. Convidamos o Dr. Eder Caloi Barro, Médico Psiquiatra, que possui um extenso currículo e pode falar com propriedade sobre o tema principal e casos relacionados que tem acontecido pelo Brasil e pelo mundo, inclusive em Três Lagoas (MS).

CURRÍCULO:

Eder Caloi Barro – Médico Psiquiatra Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Pós-graduado na Residência Médica de Psiquiatria de São José dos Pinhais-PR. Exerceu a função de médico generalista no Exército Brasileiro em 2012-2013. Trabalhou na Clínica Quinta do Sol e no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro. Tem experiência profissional atuando no atendimento ambulatorial infantil, adulto e geriátrico dos diversos transtornos mentais, inclusive em urgências e emergências psiquiátricas, dependência química e matriciamento nas Unidades Básicas de Saúde. Trabalhou no CAPS II, CAPS AD e Centro de Especialidades Médicas de Três Lagoas.

O Efeito Wherter

O Psiquiatra iniciou a entrevista falando sobre o papel de influencia que exercem as mídias nesses casos. Muitas vezes, as notícias, e principalmente, nas redes sociais, são divulgados muitos detalhes das ocorrências, e o pior, repetidamente. Segundo o médico isso pode acabar reforçando nos indivíduos aquele tipo de comportamento.

O médico explica como ocorre esse fenômeno, que é conhecido na psiquiatria como Efeito Wherter. Segundo ele, o romance “Os sofrimentos do jovem Werther” (1774), um livro escrito por Johan Wolfgang von Goethe teria causado uma onda de suicídios, que foram atribuídos a influência do personagem principal, que demonstra um sofrimento muito grande no Romance e ao final se suicida.

Tecnologia versus atitude

Com o advento da internet, o mundo foi transformado. Hoje, mesmo famílias com pouco poder aquisitivo tem acesso a computadores, smartphones, tablets ou qualquer outro dispositivo com acesso à nuvem. E segundo Eder, esse ambiente pode ser utilizado para o bem, ou para o mal. Tudo depende de como a tecnologia é utilizada.

Dessa forma, a principal preocupação do médico é com os falsos alardes que são facilmente gerados nos dias de hoje. Afinal, qualquer mensagem pode ser facilmente replicada nas redes sociais. E isso pode gerar uma espécie de pânico generalizado na sociedade.

Responsabilidade familiar

Para o médico psiquiatra é importante que os pais ou tutores estejam acompanhando o que as crianças e adolescente estão fazendo. Acompanham atividade na internet, procurar conhecer os amigos e se possível, tentar ser mais próximo desses amigos, ou seja, ganhar a confiança. Assim, fica mais fácil de evitar que influencias modifiquem ou incentivem comportamentos violentos nessas pessoas.

Romeu e o convidado abordaram diversos tópicos. Entre eles, a violência em Suzano (SP), caso de violência infanto-juvenil em escola do Arapuá, ataque planejado na UFMS, separação e o convívio familiar, autmutilação, suicídio, entre outros assuntos relacionados.

Você pode saber mais detalhes do bate papo assistindo a entrevista na integra. Veja o vídeo mais abaixo:

Dr. Eder Caloi Barro e Romeu de Campos Junior conversam sobre Violência Infanto-juvenil - Linha Direta 05.04.2019 - Arquivo Rádio Caçula FM 96,9

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...