22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de maio, 2024

Profissionais são capacitados para implantação da Caderneta da Pessoa Idosa

Objetivo é qualificar sempre mais as ações de atenção à saúde dos idosos a partir da rede atenção básica.

21/02/2019 17h43
Por: Gabriele Benati

Desde 2006, quando foi lançada a primeira edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas vem gradativamente procurando implantar este instrumento de controle e de orientação aos pacientes nas unidades da rede de atenção básica do Município e, especialmente, na própria Clinica do Idoso.

Passados 12 anos, ou seja, em 2018, o Ministério da Saúde lançou a 5ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, “agora mais completa, multifuncional, que serve para acompanhar não só o estado de saúde da pessoa idosa, mas também suas questões sociais e psicológicas”, comentou a enfermeira gerontóloga da Clínica do Idoso de Três Lagoas, Beatriz Rodrigues Melo.

“A enfermeira foi a responsável pela capacitação de coordenadores e coordenadoras das Unidades de Saúde, incluindo as equipes NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para conhecimento e implantação da nova Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa”, informou Beatriz.

A capacitação aconteceu nesta quinta-feira (21), no anfiteatro do Departamento de Geografia, na Unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas.

“Esta nova edição, que deverá estar disponível em todas as nossas unidades de Saúde, é mais completa e permite o registro e o acompanhamento mais detalhado da vida da pessoa idosa”, mostrou a enfermeira Beatriz.

Como consta na apresentação da nova edição da Caderneta, é um instrumento que permite o registro de informações sobre “dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de oferecer orientações para seu autocuidado”.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, a exemplo da Caderneta de Saúde da Criança e da Caderneta de Saúde da Gestante, deve ser apresentada ao servidor ou servidora da Saúde “em todas as ocasiões que usar o atendimento do SUS – Sistema Único de Saúde”, anunciou a enfermeira da SMS.

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA

O Brasil acompanha as mais recentes mudanças da transição demográfica, em que se percebe notadamente uma redistribuição acentuada no número de crianças, adultos e idosos no Mundo inteiro.

Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões de pessoas. Em 2017, esse número de pessoas idosas pulou para 30,2 milhões.

Em Três Lagoas, estima-se que a população, com 60 anos ou mais, representa mais de 10% do total de habitantes (119.465), número estimado e divulgado anualmente pelo IBGE.

Como observou a enfermeira Beatriz, a nova Caderneta tem sua importância e razão de ser, porque “o crescimento da população de idosos é um tendência mundial, que varia conforme a qualidade de vida da população. E essa tendência também é notada em Três Lagoas”, concluiu.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa de 50 anos de Márcio Oliveira

O advogado previdenciário Márcio Oliveira comemorou no último sábado, 04, seu aniversário de 50 anos, com muito estilo, reunindo amigos e familiares no Glucks...

Comércio de Três Lagoas ficará aberto na véspera de Dia das Mães até as 17h

Sueide Torres, presidente do SINDVAREJO-TL explicou sobre a expectativas de vendas na data em Três Lagoas em entrevista à Rádio Caçula.

Supremo condena mais 10 pessoas pelos atos do dia 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 10 pessoas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado. Com isso, foram sentenciados até...