23.3 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Novembro Azul terá ações voltadas à melhoria da qualidade de vida do homem

Em cada unidade de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde haverá um dia de mobilização com programação própria.

07/11/2018 15h35
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (SMS), por meio da Assessoria da Saúde da Família, Departamento de Saúde Coletiva e do Departamento de Assistência à Saúde, com a participação das Unidades de Atenção Básica, Centro de Especialidades Médicas (CEM) e Clínicas, está programando variadas ações, especialmente direcionadas à melhoria da qualidade de vida do homem e inseridas na Campanha do Novembro Azul.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), as equipes da SMS de Três Lagoas, neste mês de novembro, também estarão enfocando suas ações para a “Saúde do Homem”, ressaltando a importância e significado da família ter sempre “o pai presente”.

Com o slogan “Pai presente é tudo de bom”, a Campanha Novembro Azul do Ministério da Saúde não se atem exclusivamente à campanha de prevenção do câncer de próstata, mas destaca que “pai presente é pai que se cuida” e que procura fazer exames de rotina, leva vida saudável com alimentação equilibrada, pratica alguma atividade física e evita fumar e consumir álcool e drogas.

Nesse sentido, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), haverá também ações específicas direcionadas aos homens na Clínica do Idoso, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na Clínica de Fisioterapia e Reabilitação.

REUNIÃO

Em reunião na Academia da Saúde, no Jardim Maristela, no início da tarde desta quarta-feira (6), os coordenadores e coordenadoras das Unidades de Saúde de Três Lagoas apresentaram suas propostas de ações, que deverão ser realizadas na programação da Campanha Novembro Azul.

Resumindo, haverá consultas médicas e consultas odontológicas, aferição de pressão arterial e exames de glicemia, testes rápidos, encaminhamentos e acolhida especial e festiva a todos os homens que comparecerem para atendimento nas Unidades.

Na reunião, coordenada pelo diretor de Saúde Coletiva da SMS, Sandro Luiz Rotiroti, foram definidas as datas e horários em que serão realizadas as ações do Novembro Azul em cada unidade.

PROGRAMAÇÃO

Conforme foi anunciado na reunião de coordenadores e coordenadoras das Unidades de Saúde, a programação das ações da Campanha Novembro Azul é a seguinte:

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Domingo, dia 11, das 7h30 às 11h30, ESF Jardim Atenas e na ESF Paranapúngá;

Segunda-feira, dia 19, das 7h30 às 11h30 na UBS Novo Oeste;

Sexta-feira, dia 23, das 7h30 às 17h na EACS Vila Alegre;

Sexta-feira, dia 23, das 7h30 às 11h30 na ESF Vila Haro e na UBS Arapuá;

Sábado, dia 24, das 7h30 às 11h30, na EACS Nova Três Lagoas, EACS Miguel Nunes (Vila Nova), ESF Interlagos, ESF Santa Rita, CEM, Clínica do Idoso e na Clínica de Fisioterapia e Reabilitação;

Quinta-feira, dia 29, das 8h às 21h na ESF Santo André;

Quinta-feira, dia 29, das 7h às 21h na ESF Vila Piloto;

Sexta-feira, dia 30, na ESF Jardim Maristela, das 8h às 21h, e na ESF Jupiá, das 7h30 às 11h30.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...