22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Fonte da praça da Igreja do “Pretinho Aleijado” serve de criadouro do mosquito da Dengue

05/02/2016 – Atualizado em 05/02/2016

Por: MC/Redação com fotos de Rádio Caçula

Um dos pontos turísticos de Três Lagoas foi abandonado há meses pela administração municipal e está servindo de criadouro para o mosquito da Dengue.

A antiga fonte da Praça Santo Antônio – localizada na área central da cidade – foi desativada há anos e sem qualquer tipo de manutenção ou serviços de limpeza no local, acaba se tornando um local propício para o mosquito da Dengue se reproduzir no espaço que contém grande quantidade de água parada.

As fotos que foram registradas nesta matéria foram enviadas por um leitor que mostrou sua indignação, principalmente pelo problema estar bem ao lado da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

VEJA A LENDA

O Pretinho Aleijado era um rapaz negro que não possuía uma das mãos e que durante anos foi zelador da Igrejinha de Santo Antônio de Três Lagoas. Além de fazer a limpeza da igreja e cuidar das ornamentações para casamentos, batizados e missas, era o responsável por tocar o sino da igreja em horas específicas.

Sua lenda se iniciou quando, durante um assalto à igreja, foi brutal e covardemente assassinado por ter defendido dos bandidos os pertences da Igrejinha que amava e cuidava.

Como o seu trabalho era apreciado por viajantes que compravam ou vendiam gado no município, a história aponta que, após receberem a notícia de sua morte, eles tentaram vingá-la, mas não obtiveram sucesso.

Porém, duas lendas são relatadas por três-lagoenses até hoje. Um afirma que assim que os justiceiros chegaram à cidade o sino tocou como tocava antigamente; a outra é que após o enterro de Pretinho Aleijado, o sino teria tocado e ainda toca sozinho, até hoje…

Segundo o jornal Hoje Mais, a lenda do Pretinho Aleijado se tornou famosa nacionalmente com a canção que leva o nome dele. A música foi gravada pela dupla Tião Carreiro e Pardinho. Além deles, vários intérpretes da música sertaneja e caipira regravaram a canção.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...