21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Domingo (29) será realizada a 2ª Campanha pela Erradicação da Cinomose

27/11/2015 – Atualizado em 27/11/2015

Por: Redação

No próximo domingo (29) a AMEMAIS (Associação de Proteção aos Animais de Três Lagoas) em parceria com o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, realizarão a Segunda Campanha de Vacinação pela Erradicação da Cinomose, com doação de 1.000 doses da vacina.

A vacinação é gratuita e terá início às 08h, na Escola Municipal Parque São Carlos, localizada na Rua Irmãos Cameschi, 688, no Bairro Parque São Carlos em Três Lagoas (MS).

Segundo o Vereador Beto Araújo (PSD), conhecido pela defesa das causas animais, a cinomose é uma doença que acomete cães mais jovens em seu primeiro ano de vida, pode também infectar animais mais velhos que por alguma razão não tenham sido imunizados anteriormente com vacinas próprias, ou que por alguma doença seu sistema imunológico se encontra debilitado.

O Vereador disse que a cinomose pode atingir vários órgãos, é sistêmica, podendo atuar em todo o organismo, é altamente contagiosa. É uma doença causada por um vírus que sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio. Porém é um vírus muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns, dura em média três meses no ambiente após a retirada do portador, sendo seu contágio através de animais que se contaminam por contato direto com outros animais já infectados, ou pelas vias respiratórias, pelo ar contaminado ou por fômites, que são objetos que já tiveram contato com o portador da cinomose.

Beto Araújo relata a melhor forma de prevenir da cinomose é a vacinação, que pode ser feita em uma clínica veterinária, com valor de R$ 25,00 a dose, mas conseguiu doações para a aquisição das 1.000 doses que serão utilizadas no domingo, somente em cães saudáveis, adultos ou filhotes acima de 02 (dois) anos.

Vereador Beto Araujo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira será de sol e tempo estável em Três Lagoas

Temperaturas ficam na casa dos 34°C ao longo do dia.

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.