26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Castramóvel retoma as atividades em Três Lagoas

Em 3 dias CCZ realiza 24 castrações com a unidade móvel.

07/02/2019 23h12
Por: Mirela Coelho

Em entrevista concedida na manhã de ontem (07), o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e responsável pelo Castramóvel, Everton Ottoni prestou esclarecimentos à população sobre o início dos procedimentos para a castração de animais em Três Lagoas (MS).

Devido aos questionamentos e relatos da população sobre a inoperância do Castramóvel, o entrevistado informou que os atendimentos foram paralisados em dezembro e janeiro devido aos feriados e férias de funcionários. Porém, durante esse período, toda a estrutura passou por manutenção.

Os agendamentos para os procedimentos foram iniciados no dia 04 de fevereiro, e durante as próximas semanas o Castramóvel estará localizado no pátio do estacionamento da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Nova Três Lagoas, no horário das 7h30 às 12h30, de terça-feira a sexta-feira.

O agendamento poderá ser realizado no local de atendimento ou pelo telefone (67) 99200-2638. A próxima região a ser atendida pela Unidade móvel será a Vila Piloto, e o calendário com as próximas localidades será divulgado no site da prefeitura e através de mídias sociais.

As castrações serão realizadas apenas em cães e gatos machos. Após o prévio agendamento, o proprietário do animal receberá instruções para o procedimento pré e pós-operatório, assim como informações sobre o tempo de espera e de realização dos procedimentos.

O atendimento nos bairros será realizado de acordo com os índices de procura. Porém, há a possibilidade de encaixe de alguns animais de outras regiões caso tenha disponibilidade de vagas. Além do procedimento de castração, o CCZ disponibiliza a população a vacinação antirrábica e distribuição de vermífugos para os animais.

Dentre os principais benefícios relatados para a castração de animais, está o controle da reprodução e a mudança de hábitos desses animais, com melhora comportamental e de nível de agressividade. Em quatro meses e meio de funcionamento foram castrados cerca de 572 animais, entre cães e gatos. E em 2 dias de funcionamento no mês de fevereirode de 2019 já foram realizados 24 castrações.

Para a denúncia de animais abandonados a população deverá acionar o Centro de Zoonoses no telefone (67) 3929-1803. Após 10 dias, caso o proprietário não seja encontrado e o animal seja negativo para Leishmaniose, este será disponibilizado para adoção. Animais abandonados e resgatados por terceiros, recomenda-se a divulgação desse animal nas redes sociais e por outros meios de divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...