26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Bloqueio químico para conter proliferação do Aedes aegypti é intensificado

Borrifação vem sendo feita em vários bairros, onde foram constatados altos índices de infestação.

07/12/2018 16h47
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, intensificou, nas últimas semanas, o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti com aplicação de inseticida em vários bairros.

A borrifação, popularmente conhecida por “fumacê”, vem sendo feita, pela manhã e à tarde nos bairros Interlagos, Jardim Maristela e Flamboyant, Paranapungá, Jardim Alvorada e Vila Alegre. Na definição destes bairros para a ação de bloqueio químico foi levado em conta o critério de altos índices de infestação do Aedes aegypti e o registro do número de casos de Dengue.

A borrifação do produto para bloqueio químico é feita no período da manhã, nos horários das 5h às 8h e no período da tarde, das 18h às 22h, seguindo as recomendações contidas nas Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue do Ministério da Saúde.

Nesta ação, intensificada desde quinta-feira (06) e que deverá se estender também no sábado (08), nos bairros acima citados, estão sendo usados quatro veículos, com equipamento pesado e acoplado na respectiva carroceria desses veículos. Seguindo as Diretrizes Nacionais, vem sendo usado o sistema de borrifação do produto Malathon, misturado com água e não inflamável, pelo sistema de bomba Ultra Baixo Volume (UBV).

“Seguindo as Diretrizes do Ministério da Saúde para esta ação específica, o fumacê vem sendo aplicado em quatro ciclos consecutivos, nos mesmos horários, para obtermos mais resultados na eliminação do mosquito Aedes aegypti”, explicou o coordenador de Endemias e Controle de Vetores da SMS, Alcides Divino Ferreira.

Por sua vez, o coordenador do Setor de Promoção da Saúde, Waldir José de Souza, também responsável pelas equipes de borrifação e bloqueio químico, voltou a explicar que, “a aplicação deste produto não possui efeito residual. Isso quer dizer que o efeito do inseticida não permanece por muito tempo. Por isso, é importante que as pessoas abram as portas e janelas de suas casas para que nosso trabalho obtenha resultados e elimine as fêmeas dos mosquitos adultos, que costumam entrar nas residências nesses horários”, orientou.

“Se as portas e janelas das casas estiverem fechadas, não teremos os resultados esperados e o nosso trabalho passa a ser praticamente em vão”, observou Waldir.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

O produto, usado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas, seguindo as normas do Ministério da Saúde, não oferece perigo às pessoas, mas é necessário seguir orientações importantes para a obtenção de melhores resultados na eliminação dos mosquitos e também para evitar algum eventual dano às famílias ou a animais de estimação.

Como orientou Waldir, é importante cobrir todos os alimentos e não os deixar expostos, pelo menos durante a borrifação até uma hora e meia depois. Cobrir também gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No entanto, se a pessoa “apresentar qualquer tipo de reação alérgica ao produto deve procurar imediatamente o médico”, recomendou o coordenador Alcides.

MEDIDA EMERGENCIAL

O bloqueio químico por borrifação “é uma forma emergencial de conter o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti, porque o ideal é que a população cuide constantemente da limpeza de suas propriedades, nas ações de localizar e eliminar todo e qualquer criadouro nas suas casas e quintais”, vem sendo apregoado em todas as campanhas contra a Dengue.

Usa-se o “fumacê” como “último recurso de reduzir a população de mosquitos alados (com asas), pois o produto não mata as larvas, fica no ar por pouco mais de uma hora e meia e mata apenas os mosquitos que estão na área de alcance da pulverização”, completou o coordenador de Promoção da Saúde.

Como foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica, o acumulado de 2018 de casos notificados suspeitos de Dengue, em Três Lagoas, é de 1.838 casos. Desse total de casos suspeitos, 455 foram confirmados como casos positivos e 916 foram descartados, ou seja, pelos resultados de exames sorológicos laboratoriais, foi constatado o resultado negativo nesses casos.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...