20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Três Lagoas registra chuva de granizo nesta quinta

19/10/2017 15h57

Fato gerou a curiosidade de alguns internautas que gravaram o fato inusitado e mandaram para a redação da Rádio Caçula.

Por: Da redação

Foi registrada chuva de granizo na tarde desta quinta-feira (19), em Três Lagoas. O fato gerou a curiosidade de diversos internautas que enviaram vídeos com cenas do granizo para a Rádio Caçula.

De acordo com a meteorologia, já era prevista que choveria nesta tarde, com a temperatura variando entre 26°C e 38°C. Em alguns vídeos é possível perceber as pedras de gelo caindo no chão. Em alguns pontos da cidade a chuva foi tão intensa que acabou escorrendo pelo tento de um supermercado da cidade.

No entanto, até o momento da publicação o Corpo de Bombeiros informou que não havia registrado nenhuma ocorrência envolvendo a chuva.

ENTENDA

Segundo os meteorologistas, este tipo de situação acontece quando O granizo nada mais é do que uma pedra de gelo formada dentro de nuvens muito compactas e altas, também chamadas cumulonimbos. Aquelas que se parecem com bigornas.

Dentro dessas nuvens, o ar úmido, resultante da evaporação de água da superfície, está sempre se movimentando de cima para baixo, e causam a formação de gotículas de água em baixa temperatura À medida que a nuvem sobe na atmosfera, a temperatura fica mais baixa: -0,6 C a cada 100 metros. Assim, essas nuvens normalmente atingem temperaturas abaixo de zero.

Com isso, as gotas de água tendem a congelar na nuvem, e aumentam de tamanho com seu movimento de sobe-desce. Isso faz com que surja a descida sucessiva de novas camadas de água e a junção de pedras de gelo, que caem quando atingem determinado peso.

O tamanho das “pedras” aumenta de acordo com a quantidade de água formada na nuvem, e da maior ou menor atividade de movimentação. De modo geral, as áreas atingidas por granizo não são extensas, variando entre 1 a 10 km2.


Internauta registra o granizo em sua casa (Márcia Hellen / Cedida)

https://youtube.com/watch?v=ewm4QlQKcIA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira será de sol e tempo seco em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar durante o dia aos 35°C.

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.