24.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Três Lagoas é a segunda cidade do estado com mais casos de suicídio

Em 2017 foram 157 mortes por suicídio. Em 2018 já foram registrados 91 tentativas e 7 pessoas morreram

11/09/2018 10h50
Por: Ana Carolina Kozara

“Quem comete suicídio quer matar a dor e não tirar a própria vida”. Todos os anos centenas de pessoas são vítimas de doenças mentais que podem levar ao suicídio e no mês de Setembro todo o país se mobiliza pela valorização da vida realizando campanhas de prevenção ao suicídio.

O “Setembro Amarelo” é uma campanha surgida no Brasil, desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio e participação ativa do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com mais ocorrências de suicídio no ranking nacional e Três Lagoas é o segundo município que teve mais casos registrados em 2017.

No ano passado, 500 pessoas tentaram cometer suicídio, destas 157 morreram, já este ano, entre os meses de janeiro e agosto foram registrados 91 casos de tentativa de suicídio, sendo sete deles consumados. Os Bombeiros foram acionados 24 vezes para impedir o crime contra a vida.

O psicólogo do CAPS II da SMS de Três Lagoas, Igor Queiroz Paes, informou que Três Lagoas e outros três municípios do estado foram selecionados pelo Ministério da Saúde como cidades de referência de Mato Grosso do Sul para aplicação de recursos especiais, a serem destinados em capacitação de pessoal, material educativo e ações específicas de mobilização nacional contra o avanço de casos de suicídio.

Dados do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, apontaram que a maioria dos casos de tentativa de suicídio registrados no município foram de mulheres com idade entre 20 e 34 anos.

Em Três Lagoas, atendendo às solicitações de escolas e empresas, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II da SMS vem se mobilizando com palestras e distribuição de material educativo de prevenção ao suicídio.

A DEPRESSÃO

A depressão é um dos distúrbios psiquiátricos mais recorrentes no mundo e os sintomas mais conhecidos desta doença são a tristeza, angustia, sensação de vazio e a redução da capacidade de sentir prazer pela vida.

De acordo com o psicólogo André Tokuda, a depressão pode interferir na vida social, relacionamento com a família, amigos, além de interferir nas atividades profissionais do paciente. O profissional afirma que a depressão é um distúrbio que precisa ser tratado e que em casos extremos pode levar ao suicídio.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou recentemente um estudo em que apresenta a associação do suicídio a transtornos mentais, sendo que 30% dos casos tem relação com a depressão.

André disse em entrevista a Caçula FM que as pessoas depressivas podem apresentar pensamentos de morte e isso porque a pessoa não consegue uma saída para os seus problemas e encontra no suicídio uma alternativa de paz.

O psicólogo alerta as pessoas que convivem com pessoas depressivas que a doença tem nove sintomas.

  • Humor deprimido – a pessoa se sente muito triste e tem sentimento de vazio;

  • Interesse menor por todas ou qualquer atividade;

  • Perda/ ganho de peso significativo sem estar em uma dieta;

  • Insônia/ hipersonia;

  • Agitação, estado psicomotor, se sentir mais lento;

  • Fadiga- perda de energia quase diariamente;

  • Sentimento de inutilidade e culpa excessiva;

  • Diminuição da capacidade de pensar/ concentrar;

  • Pensamentos de morte recorrente;

Caso o paciente apresente pelo menos cinco deles por duas semanas ou mais, é hora de procurar a ajuda de um profissional. É importante lembrar que a depressão não deve ser vista como uma frescura, falta de Deus ou preguiça te sim que a pessoa está doente devido a questões psicossociais ou biológicas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...