32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Fora de seu habitat natural,Tiú é encontrado na Praça Ramez Tebet

08/09/2014 – Atualizado em 08/09/2014

O Repórter News desta segunda-feira (08), mostra a cena inusitada ocorrida na área central de Três Lagoas.

Por: Ray Santa Cruz

O Repórter News desta segunda-feira (08), contou com a ajuda do internauta Rodrigo Francisco, que passou pela Praça Ramez Tebet, por volta das 14 horas e ao se aproximar do carro estacionado observou um réptil conhecido da região do cerrado: o Tiú.

Totalmente fora de seu ambiente natural, o animal estava um pouco assustado e assustando quem passava pelo local. O internauta conta voltava de uma agência bancária quando encontrou o “lagarto”. O animal era bem grande e despertou a curiosidade de muita gente.

Conforme informações do leitor, o “Tiú” foi resgatado por uma equipe da Polícia Militar Ambiental, após um tempo.

A cena não é comum, mas demonstra o quanto a urbanização de alguns lugares pode prejudicar certas espécies, que cada vez mais, fazem essas visitas inusitadas aos grandes centros urbanos, muitas vezes procurando alimentos.

Sobre o Tiú

O teiú (Tupinambis teguixin, Tupinambis merianae ou Salvator merianae), também chamado teiú-branco, ou ainda tiú, teiuaçu, tejuguaçu, teju, tejo, teiú-açu, tiju, tejuaçu ou teiú-brasileiro, é um réptil da família dosTeídeos (comumente chamados teiús, tejus ou tegus). Trata-se do maior e mais comum lagarto no Brasil, sendo encontrado desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina. Habita regiões de cerrado, mas pode ser observado também em regiões mais úmidas como florestas, bordas de matas-de-galeria e dentro de matas mais abertas, inclusive em regiões de clima temperado como é o caso dos teiús argentinos.

O animal, quando encontrado no seu habitat natural, é conhecido sobretudo por sua agressividade e voracidade. Se atacado, primeiro tentará fugir, mas, se impedido, desferirá golpes violentos com a cauda.
Outro mecanismo de defesa é a mandíbula: a mordida de um teiú adulto é tão poderosa que pode esmagar dedos humanos. Os teiús nascidos em cativeiro, no entanto, costumam ser dóceis.

Onívoro, estes lagartos forrageiam uma ampla gama de alimentos, utilizando a língua bifurcada. Na sua dieta incluem-se pequenos mamíferos, pássaros e seus ovos, répteis, anfíbios, insetos, vários artrópodes, carniça, vermes e crustáceos. Também se alimenta de frutas suculentas, folhas e flores. No interior do país é famoso por assaltar galinheiros para atacar ovos e pintinhos.

Embora sejam lagartos terrestres, são capazes de escalar pequenas árvores e rochas. E também são exímios nadadores, capazes de permanecer submersos por até 22 minutos. A espécie também apresenta dimorfismo sexual com os machos maiores que as fêmeas e exibindo “papadas” mais proeminentes.

A teiú fêmea constrói tocas para colocar seus ovos ou se aproveita de cupinzeiros. Põe, em média 12 a 35 ovos, que serão protegidos até que choquem. O período de incubação é de 90 dias. Os filhotes são esverdeados, uma coloração que vai cede à medida que amadurecem.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Os teiús estão entre os répteis mais explorados comercialmente no mundo. A espécie é muito caçada por suas peles e em grau menor para abastecer o comércio de animais comercial. Também são caçados para consumo humano em regiões da Argentina , Paraguai e Bolívia. No Brasil, este lagarto é criado em cativeiro e comercializado com aval do IBAMA.

De acordo com a Lista Vermelha da IUCN, o T. teguixin é listado como Pouco Preocupante. Isto porque a espécie tem uma ampla distribuição na sua área de ocorrência; é capaz de se adaptar a vários habitats, e porque não há dados que demonstrem que sua grande população esteja sofrendo um significativo declínio que justifica uma classificação em uma categoria mais ameaçada.

(Informações retiradas do oeco.org.br)

Foto: Repórter News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...