26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Projeto pode transformar em Lei a atualização anual da Planta Genérica de Valores

Essa atualização já vinha sendo feita anualmente, mas até então por meio de Decreto.

07/12/2018 10h21
Por: Gabriele Benati

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Receita e Tributação da Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), enviou para apreciação da Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que regulamenta a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV). Esse é o documento legal que serve de base para o cálculo do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU), que até então era apenas feita por meio de Decreto.

Segundo o diretor de Receita e Tributação, Juscelino de Carvalho, a atualização da PGV é feita todo final de exercício para que seja lançado o valor atualizado, com as correções da inflação, no exercício seguinte. “É uma ocorrência natural. A diferença é que a atual administração, por questão de organização e regulamentação, encaminhou ao Legislativo o projeto para que se torne lei e não apenas um processo regulamentado por Decreto”, explicou.

É importante saber que a PGV é um documento que faz uma subdivisão de todas as regiões urbanas da Cidade e essas têm valores específicos de testadas (largura de um terreno), metro quadrado, descrição se o lote é ou não em uma esquina, qual o logradouro que passa logo em frente a esse e outros itens. O valor lançado nesse documento serve, então, como base para cálculo do IPTU que varia de acordo com o imóvel.

Juscelino ressaltou ainda que“foi uma surpresa a reação aflorada tanto por parte da população, quanto de alguns vereadores, pois entenderam que o valor do IPTU seria aumentado exorbitantemente, algo que não é real. Junto ao Projeto de Lei foi encaminhada uma justificativa muito bem esclarecida, informando os valores e suas referências para analise, ou seja, pelo que foi exposto, o projeto para se tornar lei é apenas uma questão de organização, pois terá o mesmo efeito do Decreto que sempre é reeditado”, disse.

Para esclarecer, Juscelino usa o exemplo da criação da comissão de reavaliação de valores de IPTU de loteamento em 2017, quando após análise foi constatado discrepância nos valores e, inclusive, foi diminuído o valor do imposto para essa modalidade.

IPTU

Há vários critérios para a formação do valor do IPTU, por exemplo, toda cidade tem programas ou ações de incentivo à urbanização para que sejam preenchidos os espaços urbanos, ou seja, terrenos baldios. Com isso, hoje, em Três Lagoas, a alíquota de um terreno é de 3% e a alíquota de um imóvel construído é de 1%.

“Não ocorreu majoração da PGV, foi apenas o reajuste de acordo com o índice inflacionário do ano anterior. Além disso, se não for aplicado esse reajuste, o prefeito pode responder por improbidade administrativa e ter o mandato cassado por remissão de receita”, esclarece Juscelino, informando que o reajuste no IPTU será de 4,6% em 2019.

Informações Assessoria de Imprensa

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...