35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Procon lança seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas

19/03/2015 – Atualizado em 19/03/2015

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça publica nesta data (16/03/2015) seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2014.

Por: Redação com informações do Procon

A publicação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas concretiza o comando expresso no artigo 44 do CDC, que estabelece que a divulgação deve ser pública e anual.

O Cadastro é formado pela reunião das reclamações encerradas pelos Procons em 2014 e representa uma visão qualificada dos principais problemas enfrentados pelos consumidores no mercado.

O próximo passo será consolidação dessas publicações no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que será divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon nos próximos meses.

De todos os atendimentos registrados pelos Procons em 2014, uma parcela foi tratada por meio de processos administrativos.

O processo administrativo, que na nomenclatura do Sindec é chamado de Reclamação, é um procedimento adotado quando não se obtém êxito em uma tentativa preliminar de solução da demanda ou quando há prática reincidente de algum fornecedor em determinado problema.

A maior parte dos Procons integrados ao Sindec utilizam preponderantemente tipos de atendimento mais céleres para buscar a solução dos problemas dos consumidores, priorizando estratégias que privilegiam o enfrentamento de problemas por meio de mais solução e menos conflito.

Solução alternativa de conflitos

Em 27 de junho de 2014, com o apoio dos Procon foi lançado o Consumidor.gov.br, um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de problemas de consumo.

O site permite que o consumidor se comunique diretamente com as empresas participantes que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias. Além disso, a base de dados composta a partir dos registros é monitorada pelos órgãos de defesa do consumidor e por toda sociedade.

Para saber mais acesse: www.consumidor.gov.br

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...

Saúde inicia 4ª etapa do “Encoleira Cão”, pesquisa que visa o combate à Leishmaniose canina

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta semana a 4ª etapa do...

Maestro Luiz Carlos Relíquias é homenageado com Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé “

O Maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva, recebeu na noite de quarta-feira (24), o Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé” Maestro Relíquias é natural de Três...