32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Secretária de Assistência Social e Adjunta falam sobre o árduo trabalho a ser realizado em Três Lagoas

19/01/2017 – Atualizado em 19/01/2017

Por: Rayani Santa Cruz

Vera Helena Arsioli Pinho – Secretária Municipal de Assistência Social junto a Leide Daiane Franco Ferreira – adjunta da Assistência Social, primeira dama e discente do 3° ano do curso de Assistência Social estiveram no programa Linha Direta com a Notícia com Romeu de Campos Júnior, onde falaram sobre as matrículas para programas da pasta e sobre a gestão de uma forma geral.

A Secretária Vera Helena tem a seguinte formação: – Graduação em Prótese Dentária e Bacharel em Direito. Concursada na Secretaria de Saúde de Três Lagoas desde 1998.

À Secretaria Municipal de Assistência Social incumbe promover e garantir os direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais da sociedade, em especial, às crianças e adolescentes, idosos, mulheres, comunidade negra e pessoas com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade social;

Programas Sociais

A Secretária disse que as rematrículas para os Programas Sociais estão abertas desde o dia 9 deste mês. No entanto, o período de matrícula para novos integrantes iniciará na próxima segunda-feira (23) e encerrado em 13 de fevereiro, data em que se iniciam as atividades nos Programas.

Hoje os programas sociais são: Bombeiros do Amanhã com 70 vagas para meninos; Pelotão Mirim 60 vagas; Patrulha Florestinha 60 vagas; Patrulha Mirim de Educação no Trânsito 60 vagas; CRASE “Coração de Mãe 1300 a 1500 alunos e Banda Marcial “Cristo Redentor” com 60 vagas.

“É uma missão árdua e eu pretendo trabalhar com crianças e adolescentes, estrutura familiar, trazer projetos, aumentar as vagas dos programas para aumentar o número de vagas para crianças” disse Leide Daiane.

As famílias interessadas deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região para a realização da matrícula e rematrícula. Após analise técnica, será entregue o encaminhamento ao Programa Social de seu território e interesse.

No município, atualmente, estão à disposição seis CRAS, são eles: CRAS Ana Maria Moreira, CRAS Amélia Jorge de Oliveira, CRAS Interlagos, CRAS São João, CRAS Ruth Filgueiras e CRAS Vila Piloto.

POP

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Em relação ao POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), Vera Helena disse que o município teve alguns problemas por conta da propaganda que acabou influenciando as pessoas a virem para a cidade. Ela citou um fato ocorrido em 2016 no qual dezenas de trabalhadores vieram ao município e acabaram ficando desamparados em frente a Casa do Trabalhador, gerando a situação de rua.

Ele afirmou que em um mês são atendidos um número de 500 pessoas com problemas e casos variados. A Secretária ponderou que os funcionários que atendem esse público são excelentes profissionais e os CRAS da cidade também encaminha a pessoa ao POP.

Passagens para retornar para casa

A Secretária Adjunta Leide Daiane disse que a pessoa que vem a Três Lagoas e deseja voltar para a cidade de origem é auxiliada pela Assistência Social com passagens e orientação do Centro POP.

Comunidade LGBT

Vera Helena explicou que o trabalho da paste neste sentido é não admitir de maneira nenhuma qualquer tipo de violência em Três Lagoas. Foi citado o caso recente do homossexual Caio Lopes que foi espancado e sofreu homofobia na semana passada, e a Secretária salientou que o Prefeito Angelo Guerreiro não aceitará violência na cidade.

Segundo ela o CREAS do bairro Santo André, já compareceu na residência da família e está dando todo o suporte a vítima e a família. Ela disse que existe uma grande preocupação pois o respeito aos direitos e deveres do ser humano deve ser respeitado.

Quando questionada sobre programas específicos nessa área, Vera Helena disse que um dos funcionários da Assistência Social é o presidente da Associação LGBT da cidade, e deve ser feita uma reunião nas próximas semanas com líderes do movimento, junto a pasta e o Prefeito Angelo Guerreiro para levantar soluções e projetos de enfrentamento ao problema.

Foi dito também que varias ações de mobilizações na sociedade serão feitas em escolas, comércio e comunidades locais, para que a própria população possa corrigir e fiscalizar quaisquer tipos de infrações ou desrespeito aos direitos.

Ações

O CREAS da cidade presta atendimento às crianças, adolescentes infratores, mulheres, idosos e público LGBT’s. Vera Helena acredita que no próximo mês uma grande ação de acolhimento e apresentação dos novos gestores, onde uma apresentação será feita aos pais das crianças cadastradas em programas sociais, para haver a humanização e participação integrada do três-lagoense.

Para o mês de março ela afirmou que fará ações voltadas para o público feminino já que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

A primeira dama e adjunta afirmou que o Prefeito Angelo Guerreiro, é exigente e nos últimos dias todos estão trabalhando muito para atender a demanda da cidade. Para ela, todos os secretários estão empenhados em resolver os problemas e existe um espírito de união nessa nova gestão. Ela citou que o objetivo maior é levar melhorias a população.

A Secretária Vera Helena explicou que os detentores das pastas estão trabalhando em conjunto fazendo parcerias para trazer mais benefícios, como por exemplo a jardinagem e paisagismo dos CRAS que está sendo feito em equipe com a pasta de Meio Ambiente.

Lar dos Idosos Tia Nega

A Secretária Adjunta Leide Daiane afirmou que a Assistência Social fará uma visita, para fazer um plano de atenção maior aos idosos do local.

Sobre a migração estrangeira na cidade

Conforme Vera Helena a coordenação das ações da Política Municipal de Assistência Social e das políticas de atenção a esse público, está sendo feita. A vinda de um número grande de haitianos ocorreu há alguns anos em Três Lagoas e ela afirmou que todos eles são encaminhados aos CRAS para fazer a triagem, onde a documentação (Caso não tenha) e direcionamento de cada um é revisto.

Ela pediu para que a população que tenha qualquer objeto como fogão, geladeira, colchão e queira doar, o faça para a Assistência Social para que seja encaminhado a essas pessoas.

Quando questionada sobre o cargo de vereadora e se vai valer a pena trocar pelo cargo de Secretária, Vera Helena afirmou que os anos como vereadora foram válidos pela experiência e neste momento ela prefere ficar como Secretária pelas ações rápidas e concretas que podem ser feitas. Vera Helena afirmou que sente mais realizada e feliz como gestora da pasta de Assistência Social.


Secretária de Assistência Social Vera Helena e Adjunta Leide Daiane.



https://youtube.com/watch?v=bkQtok7r7g8

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...