24.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Petrobras entra com recurso para não pagar verbas trabalhistas

22/12/2014 – Atualizado em 22/12/2014

Por: Midiamax

Após rescindir o contrato com o consórcio de empresas que constroem a Fábrica de Fertilizantes, em Três Lagoas, a Petrobras entrou com recurso, na última sexta-feira (19), contra a liminar que bloqueou R$ 49 milhões da estatal. Esse montante deve ser usado para pagar as dívidas trabalhistas de 2.700 operários.

Entretanto, de acordo com o presidente do Sintiespav –MS (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil Pesada do Bolsão Sul-Mato-Grossense), Nivaldo Moreira, a juíza Daniela Peruca, da 2ª Vara trabalhista de Três Lagoas, indeferiu o recurso apresentado pela estatal nesta segunda-feira (22).

“Os operários foram surpreendidos com o recurso, pois muitos já estavam recebendo. Ainda bem que hoje (segunda-feira) a juíza indeferiu o recurso, garantindo, assim, a continuidade do pagamento desses trabalhadores”, ressalta.

Nivaldo avalia que a rescisão do contrato com o consórcio UFN3, liderado pela Galvão Engenharia, citada na Operação Lava-Jato, foi ruim para a classe trabalhadora.

“Agora vão ter que contratar outra empresa e não sabemos como vai ficar isso”, pondera.

Por outro lado, a equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Petrobras a fim de saber o motivo pelo qual a estatal entrou com o recurso, impedindo, assim, o pagamento dos salários atrasados, mas, não obteve resposta até o fechamento deste texto.

Rescisão do contrato

Na última sexta-feira (19), a Petrobras divulgou nota oficial informando que havia rescindo o contrato com o Consórcio UFN3 (Galvão Engenharia e Sinopec). A estatal disse, ainda, que o repasse para essas empresas estava em dia e não havia motivos para o atraso no pagamento de salários.

Demissões

Até agora, já foram demitidos 2 mil operários que trabalham nas obras da Fábrica de Fertilizantes de Três Lagoas. Ainda há 700 trabalhadores contratados, contudo, estes receberam férias coletivas e as obras estão paradas.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Segundo o Sintiespav, as dívidas trabalhistas totalizam R$ 80 milhões, que ainda serão julgados em uma ação principal, sem data para acontecer, já que foi concedida apenas uma liminar (ação acessória).

Início das obras em 2009

Em 2009, o governador André Puccinelli e o senador Delcídio do Amaral comemoraram a vinda da Fábrica de Fertilizantes para Mato Grosso do Sul. O governador chegou a chorar ao revelar a notícia.

Créditos: Pereira Neto

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...