32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Justiça condena prefeitura a restaurar prédio histórico em Três Lagoas

09/10/2015 – Atualizado em 09/10/2015

‘Consulado Português’ foi tombado pelo patrimônio histórico em 2003.

Imóvel pertenceu à família de fundadores da cidade.

Por: G1

A Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Três Lagoas, cidade no leste de Mato Grosso do Sul, condenou a prefeitura da cidade a restaurar o prédio histórico “Consulado Português”. A edificação foi tombada como patrimônio histórico em dezembro de 2003.

Ao G1, a prefeitura de Três Lagoas informou, por meio da assessoria de comunicação, que ainda não tomou conhecimento da ação.

A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público do Estado (MP-MS). O imóvel é particular, e segundo a promotoria, a prefeitura não apresentou ou realizou qualquer obra de restauração. Os proprietários do prédio não se manifestaram, mesmo após notificação.

Pertencente à família de fundadores da cidade, o “Consulado Português” foi a morada de Theotônio Mendes, vice-cônsul de Portugal na década de 1920. Construído em 1928, o prédio abrigou também a sede do consulado de Portugal em Três Lagoas.

Na decisão, a juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda deu prazo de três meses para que a prefeitura para restaure o prédio, devolvendo-o ao seu estado original, e de preferência, utilizando materiais originais. A multa em caso de descumprimento é de R$ 5 mil ao dia.

A magistrada argumentou ainda que mesmo que o prédio seja propriedade privada, é competência do Poder Público a proteção do patrimônio cultural brasileiro, sendo que o município deve promover medidas para garantir sua manutenção.

Prédio do

Fachada do

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...