32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Alcolumbre anuncia divisão do comando das comissões temáticas do Senado; veja distribuição

Presidente do Senado se reuniu com líderes partidários na residência oficial. Dono da maior bancada, o MDB comandará três comissões, inclusive a CCJ, considerada a mais importante.

12/02/2019 16h01
Por: Mirela Coelho

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta terça-feira (12) a distribuição da presidência das comissões temáticas da Casa. O anúncio foi feito após reunião de líderes na residência oficial do senador do DEM.

Segundo o presidente do Senado, o MDB ficará com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a comissão mais importante da Casa. O colegiado é responsável pela análise dos principais projetos, de propostas de emenda à Constituição (PECs), como a reforma da Previdência, e texto que fazem, por exemplo, alterações na legislação penal.

Além da CCJ, o MDB também comandará a Comissão Mista de Orçamento, colegiado composto por deputados e senadores e responsável por analisar projetos orçamentários da União, como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Outra comissão que ficará sob comando do MDB será a de Educação. Dois partidos comandarão duas comissões cada no Senado: PSD e PSDB.

De acordo com Alcolumbre, o PSD ficará com as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores (CRE). Já o PSDB terá o comando das comissões de Desenvolvimento Regional (CDR) e de Fiscalização e Controle (CFC).

A escolha dos presidentes de cada comissão se dará, segundo Alcolumbre, por “aclamação”, já que houve acordo entre os líderes para a composição do comando dos colegiados.

“Hoje nessa reunião, em mais uma reunião de discussão das composições, se chegou a um consenso na votação das 13 comissões do Senado Federal no dia de amanhã. Já estou encaminhando para os líderes, para que eles possam fazer, não só os líderes, mas o bloco, a indicação dos seus membros em todas as comissões pra que a gente possa fazer amanhã, não a votação, mas a aclamação dos presidentes e vice-presidentes das 13 comissões do Senado”, disse Alcolumbre ao final da reunião.

Veja abaixo como ficará a distribuição do comando das comissões no Senado:

MDB: comandará as comissões de Constituição e Justiça; Educação; e mista de Orçamento – Simone Tebet (MS);

MDB: Comissão mista de Orçamento – Marcelo Castro (PI)

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

**PSD: **presidirá as comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores – Omar Aziz (AM);

PSDB: com as comissões de Desenvolvimento Regional e de Fiscalização e Controle;

PT: com a Comissão de Direitos Humanos;

Rede: com a Comissão de Meio Ambiente;

PSL: com a Comissão de Agricultura;

DEM: com a Comissão de Infraestrutura;

Podemos: com a Comissão de Assuntos Sociais;

PP: com a Comissão de Ciência e Tecnologia;

PRB e PSC: se revezarão na Comissão Senado do Futuro.

Informação do site G1

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), concede entrevista após reunião de líderes — Foto: Marcos Brandão/Senado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...