24.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Polícia Federal realiza operação contra a pesca predatória no Rio Paraná

26/11/2015 – Atualizado em 26/11/2015

Por: G1

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (25), em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, a “Operação PREA”, com o objetivo de dar cumprimento a 44 ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal, a fim de desarticular uma associação criminosa voltada à prática de pesca predatória em larga escala nas proximidades das Usinas Hidrelétricas.

Segundo o site G1, a investigação teve início em abril deste ano, sendo apurado que diversos pescadores dos municípios de Rosana e Três Lagoas (MS) se associaram para praticarem a pesca nos arredores da barragem, no perímetro cuja exploração da atividade pesqueira é terminantemente proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), especialmente no entorno da escada de transposição de peixes edificada no local com a finalidade de viabilizar a reprodução das espécies presentes no Rio Paraná.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, além de atuarem em área interditada para a pesca, os envolvidos utilizavam ferramentas não permitidas pela legislação, agindo com seus rostos encobertos, com embarcações sem qualquer tipo de sinal identificador e com capas cobrindo os respectivos motores, com o intuito de evitarem tanto sua identificação pessoal quanto dos barcos utilizados na ação ilegal.

Conforme o levantamento realizado, eram capturados mais de 1.000 quilos de peixes diariamente, sendo que os pescados eram transportados até Presidente Epitácio, de onde eram enviados para outros estados.

Também segundo a polícia, o grupo criminoso ainda corrompeu algumas pessoas que prestam serviço à usina hidrelétrica, “mediante o recebimento de vantagens”, para que atuassem como “olheiros”, os alertando sobre a presença de forças policiais para que conseguissem escapar da fiscalização.

No decorrer dos trabalhos foram realizadas incursões nas imediações da hidrelétrica que terminaram com prisões em flagrante e na apreensão de embarcações, motores de popa, aproximadamente 10,5 metros de comprimento de redes de emalhar, arbaletes, arpões, trajes de mergulho, espinhéis e máscaras, entre outros materiais utilizados na atividade irregular. Foram apreendidos ainda, cerca de 1,5 mil quilos de peixes capturados de forma ilícita, os quais foram doados a instituições com fins beneficentes.

Conforme a polícia, cerca de 120 policiais federais estão cumprindo 18 mandados de condução coercitiva, 25 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária nos municípios de Rosana, Presidente Epitácio e Três Lagoas.

Durante os procedimentos das buscas estão sendo apreendidos os restantes das embarcações e os petrechos utilizados na pesca predatória. O caminhão utilizado no transporte dos peixes para outros estados, também será apreendido.

No final da tarde desta quarta-feira (25), a Polícia Federal divulgou o balanço final da operação. Ao todo, um homem foi preso temporariamente e três pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de armas e munições. Todos foram encaminhados para a Cadeia de Presidente Venceslau. Além disso, foram apreendidos 22 barcos e apetrechos de pesca, redes e motores.

Os envolvidos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal em Presidente Prudente, onde foram formalmente indiciados por associação criminosa, pesca predatória, falsidade ideológica e uso de documento falso.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...