MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente realiza ações de conscientização e fiscalização em Três Lagoas

Saiba os dias em que a coleta seletiva passa no seu bairro

 
 

15/04/2019 11h38
Por: André Rodrigues

 
 
Foto: Lagoa Maior - Reprodução site da Prefeitura de Três Lagoas Foto: Lagoa Maior - Reprodução site da Prefeitura de Três Lagoas

Nesta segunda-feira (15), o Programa da Web/TV Caçula, Linha Direta com A Notícia trouxe representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas (MS), que para falar a respeito da coleta seletiva que é realizada no município e também de ações de conscientização quanto ao descarte correto do lixo.

As convidadas são Maysa Costa, Diretora do Departamento de Preservação, Licenciamento e Educação Ambiental e Cristiane Duarte, que atua como Fiscal Ambiental no município.

Romeu de Campos e as convidadas conversaram a respeito da coleta seletiva, da cooperativa Arara Azul que é responsável por segregar o material reciclável e da operação porco solto que teve operações intensificadas e não tem data para finalizar, segundo as convidadas os trabalhos da operação são realizados 24h por dia.

Acompanhe a entrevista na íntegra, logo abaixo:

COLETA SELETIVA

Implantado desde 2014 em Três Lagoas, o sistema de Coleta Seletiva tem obtido um significante resultado em relação ao meio ambiente do Município e, consequentemente, ao reaproveitamento de muitos materiais. Porém a aderência da população poderia ser maior.

A coleta é realizada pela Empresa Financial Ambiental de segunda à sábado em todos os bairros e segundo dados da empresa, são aproximadamente 95 quilos de recicláveis recolhidos mensalmente em Três Lagoas As convidadas informam que a população pode solicitar através do telefone da própria secretaria (67) 3929-1249 (SEMEA) para que a empresa que realiza a coleta dos materiais recicláveis comece a deixar os sacos de lixo (de cor verde), que identificam que os materiais são recicláveis, possam ser deixados em suas residências para que possam iniciar o processo de coleta seletiva.

 
Divulgação Prefeitura Municipal de Três Lagoas Divulgação Prefeitura Municipal de Três Lagoas

DIAS DA SEMANA

Aos que tem interesse em saber os dias da semana em que são realizadas as coletas de materiais em seus respectivos bairros segue tabela com dados da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Três Lagoas:

 
Tabela - Dias da coleta seletiva em cada bairro -  Rádio Caçula - com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Tabela - Dias da coleta seletiva em cada bairro - Rádio Caçula - com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

COOPERATIVA ARARA AZUL

A Cooperativa Arara Azul (CORPAZUL) é composta por 26 cooperados que são responsáveis por segregar o material que é coletado nos sacos verdes. Nestes sacos, os moradores colocam todo tipo de material que possa ser reciclado, como: papel, plástico, metal, vidro, etc. Todo o material é colocado no mesmo plástico sem segregar e a CORPAZUL separa e destina os recicláveis para os devidos fins.

Recentemente em uma iniciativa da cooperativa, em parceria com a empresa Abihpec,foi realizada ação de panfletagem que visa estimular a população em separar o lixo reciclável em prol do meio ambiente e para sustento das famílias dos cooperados.

 
Divulgação Prefeitura Municipal de Três Lagoas Divulgação Prefeitura Municipal de Três Lagoas
 
Divulgação Prefeitura Municipal de Três Lagoas Divulgação Prefeitura Municipal de Três Lagoas

OPERAÇÃO "PORCO SOLTO":

Tão importante quanto à conscientização da população quanto ao descarte correto do lixo é a fiscalização, neste sentido, a SEMEA deu inicio a operação "Porco Solto", em 04 de fevereiro deste ano.

A fiscalização funciona como uma verdadeira força tarefa, em que as equipes de fiscais percorrem as ruas e os locais críticos no Município, por quase 24 horas diárias, na tentativa de flagrar moradores irresponsáveis descartando lixo e entulho irregularmente.

As operações tem sido intensificadas e a fiscal ambiental Cristiane Duarte identificou uma redução dos casos de despejo em locais proibidos. "Estamos felizes com o primeiro resultado positivo que é a diminuição destes casos. Alguns lugares eram campeões de denúncias, hoje, já não existe mais lixo. Esperamos que a população se conscientize em relação ao meio ambiente, e evitar a proliferação de doenças à população que reside próximo a esses locais, ajudando a combater este problema", concluiu Cristiane.

VEJA A GALERIA LOGO ABAIXO:

LOCAIS EXATOS DE DESCARTE:

Resíduos domiciliares devem ser ensacados e colocados para coleta pública, que atende todo o perímetro urbano e estradas dos ranchos. Pneus devem ser levados ao Ecoponto, na Rua Egídio Thomé, nº 5562, junto ao Centro de Controle de Zoonoses – CCZ. Galhadas, entulhos de construção e móveis velhos devem ser levados ao local conhecido como Buracão do Jupiá, também próximo ao CCZ.

DENÚNCIAS:

Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo portal da Ouvidoria Geral da prefeitura:

http://www.treslagoas.ms.gov.br/ouvidoriageral/

E também pelos telefones da SEMEA (67) 3929-1249 ou Ouvidoria (67) 3929-1488

Redação por André Rodrigues - Rádio Caçula FM 96,9

Entrevista por Romeu de Campo Junior