27.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Equipe do CCZ partilha experiências com equipes dos Bombeiros

29/09/2017 15h02

Iniciativa de troca de experiências e conhecimentos na captura e manejo racional de animais partiu do comando do 5º Grupamento de Bombeiros

Por: Dayane Milani

Com o objetivo de trocar experiências teóricas e práticas de manejo racional de animais a equipe do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas (MS) e a equipe de Agentes de Combate às Endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizou um encontro na última quinta-feira (28) e nesta sexta-feira (29).

De acordo com o subtenente Josué dos Santos Morais esta iniciativa do Corpo de Bombeiros integra as ações específicas do programa de ITP (Instrução de Tropa Pronta) realizada mensalmente.

“Quando percebemos alguma deficiência na tropa, como a que ocorria no manejo racional de animais, realizamos a ITP. Para isso, nosso comandante convidou o pessoal do CCZ para nos orientar na teoria e na prática sobre essa questão de manejo de animais”, observou o subtenente Morais.

“Animais errantes”

Em situações da necessidade de captura de “animais errantes”, quando colocam em risco a segurança ou a saúde das pessoas, o animal é capturado pela equipe do CCZ ou pelos Bombeiros, passa por uma avaliação clínica e de exame laboratorial (Leishmaniose), antes de ser liberado ao dono.

Para a liberação o proprietário do animal assina termo de responsabilidade, com orientações específicas sobre cuidados que deve ter com o seu animal de estimação.

O CCZ atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, e pelo telefone (67) 2929- 1803.

O Corpo de Bombeiros atendem a emergências, 24h, sem interrupção, pelo telefone 193.

*Com Assessoria de Imprensa

(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três-lagoense é encontrado morto em residência de Água Clara

Vítima, identificada como Luiz Ricardo da Silva Santana, de 33 anos, era natural de Três Lagoas e completaria 34 anos nesta quarta-feira.

Justiça autoriza saída temporária de fim de ano para 77 detentos da Colônia Penal de Três Lagoas

Benefício, previsto na Lei de Execução Penal, vale de 24 de dezembro a 8 de janeiro e segue critérios rigorosos de conduta e fiscalização.

Nova lei reorganiza a carreira da polícia no Poder Judiciário

Norma redefine cargos, garante porte de arma e enquadra a atividade como apoio especializado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na sexta-feira, 19...