35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Representantes da Educação falam sobre projetos da REME de Três Lagoas

Romeu de Campos Junior entrevistou terça feira (26), representantes do Departamento de Educação, na Prefeitura Municipal de Três Lagoas

26/03/2019 12h42
Por: André Rodrigues

Nesta terça (26), o Programa da Web/TV Caçula, Linha Direta com A Notícia trouxe representantes da Secretaria Municipal Educação e Cultura (SEMEC), no município de Três Lagoas (MS).

As convidadas são é Mel Nunes, Heliety Alves Antiqueira, Secretária Municipal Interina de Educação e Cultura e Neuraci Vasconcelos, Responsável pela Administração Escolar.

Romeu de Campos e as convidadas conversaram a respeito de diversos assuntos relacionados à Educação no Município de Três Lagoas, entre eles, materiais escolares, recursos para a REME e até mesmo a possibilidade de novos concursos.

Materiais Escolares

A Secretária e Neuri trouxeram vários kits escolares para apresentar a população, os mesmo estão sendo entregues para os alunos da Rede Municipal de Ensino (REME). Romeu se impressionou com a qualidade do material, sendo dois kits, os primeiro, para educação básica, até o 5º ano e o outro modelo para alunos de 6º ao 9º ano.

Merenda Escolar

Segundo Heliety, a merenda escolar é distribuída nas escolas, duas vezes por período, sendo lanche e almoço e nos Centros de Ensino Infantil (CEI), conhecidos também como creches, são até 5 (cinco) refeições diárias dependendo do período que o educando permaneça no CEI.

Segundo dados da SEMEC, a prefeitura investirá este ano (2019) mais de R$ 1,7 milhão na merenda escolar adquirindo produtos da região O contrato fortalece a família agricultora da região; Este valor vai compor a alimentação de aproximadamente 16 mil alunos das 36 unidades de ensino, entre escolas e creches.

São 10 associações agrícolas da região, inseridos no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Todas irão fornecer frutas, verduras, legumes e afins para compor uma merenda balanceada e nutritiva.

Investimentos e Ampliação da REME

A Central de Matrícula recebeu em 2019 o cadastro de 2.336 crianças de zero a três anos solicitando vagas em creches e desse total, 1.338 crianças foram encaminhadas para a matrícula, dessa forma foi atendida cerca de 60% da demanda, onde a meta nacional é 50%.

Aproximadamente 1000 crianças aguardam por uma vaga nos CEI de Três Lagoas. Segundo Neuraci e Heliety, essa demanda é muito difícil de suprir 100%, porque ela cresce exponencialmente, com o aumento da população.

Porém estão sendo investimentos na busca por suprir essa demanda. Segundo cronograma da REME, até 2020 serão concluídas reformas em 26 unidades da Rede Municipal de Ensino e construídos novos CEI.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A Secretária de Educação Reforçou que o processo é burocrático dependendo de levando de recursos que podem vir da União e até mesmo do Estado, segundo ela, o Prefeito Angelo Guerreiro tem trabalhado para trazer esta verba para a Educação do município três-lagoense.

Participação

A população fez muitos questionamentos, por meio de comentários na nossa “live”, e as convidas responderam as duvidas que foram possíveis no tempo do programa. Mas ainda ficaram muitas perguntas sem responder e a elas reforçaram que a população pode e deve entrar em contato com o canal da ouvidoria da prefeitura.

Dúvidas

O cidadão deve ligar em horário comercial para o número (67) 3929-1488 – Ouvidoria.

Assista a Entrevista na Íntegra:

Programa Linha Direta com a Notícia - 26.03.2019 - Arquivo Rádio Caçula FM 96,9

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...

Saúde inicia 4ª etapa do “Encoleira Cão”, pesquisa que visa o combate à Leishmaniose canina

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta semana a 4ª etapa do...

Maestro Luiz Carlos Relíquias é homenageado com Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé “

O Maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva, recebeu na noite de quarta-feira (24), o Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé” Maestro Relíquias é natural de Três...