31.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Escola Municipal Olyntho Mancini adota o uso de “susurrofone”

O projeto, inspirado no Whisper Phone foi adaptado no Brasil para ser utilizado nas escolas públicas municipais.

01/09/2018 08h34
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Visando melhorar a leitura, escrita e concentração dos alunos, a Escola Municipal “Olyntho Mancini” implantou em suas salas de aulas o “sussurrofone” – aparelho de telefone confeccionado a partir de tubos e conexões de PVC. O projeto, inspirado no Whisper Phone (aparelho encontrado em escolas americanas) foi adaptado no Brasil para ser utilizado nas escolas públicas municipais.

Segundo a professora, Rosenir Araújo Gomes, “o sussurrofone ajuda a criança a ouvir melhor enquanto pratica a leitura e escrita. A melhora na concentração das crianças é muito significativa, pois elas conseguem se ouvir, melhorando a compreensão das sílabas e dos sons das letras como o T, o D, o B e P que eles estavam confundindo”, explicou a professora.

De acordo com o diretor Jeferson Martins, foi identificado em reuniões periódicas com o corpo diretivo e o corpo pedagógico que aproximadamente 27% das crianças apresentavam dificuldades na leitura. Pensando em resolver esta problemática surgiu a ideia de utilizar o “sussurrofone”.

“Dentre algumas estratégias nós procuramos ações que pudessem resolver essa problemática. Para isso, a professora Rosenir nos apresentou esta ferramenta que permite que as crianças possam ouvir a sua própria voz; que os alunos mais inibidos possam ter mais autonomia para ler e, de uma forma lúdica, seja possível motivar os alunos para diminuirmos o número de crianças com esta problemática”, ressaltou o diretor da Escola.

“Para mim, foi muito legal. Aprendi com mais facilidade a separar e distinguir as sílabas e as consoantes das palavras”, contou a aluna Izadora Freitas Souza Vital, de sete anos e nos primeiros passos da alfabetização.

Os alunos utilizarão o aparelho diariamente em disciplinas tais como língua portuguesa, história, geografia ou qualquer outra que envolva leitura e escrita.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...

Saúde inicia 4ª etapa do “Encoleira Cão”, pesquisa que visa o combate à Leishmaniose canina

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta semana a 4ª etapa do...

Maestro Luiz Carlos Relíquias é homenageado com Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé “

O Maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva, recebeu na noite de quarta-feira (24), o Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé” Maestro Relíquias é natural de Três...