23.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Cursos profissionalizantes serão oferecidos para detentos de Três Lagoas

20/04/2018 10h58

As capacitações serão promovidas em todas as unidades prisionais

Por: Dayane Milani

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informa que até 2019 estão previstas 1.125 vagas em cursos de qualificação profissional para reeducandos do Estado, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Em Três Lagoas (MS) serão disponibilizados os cursos: manicure e pedicure; maquiador; pintor de obras imobiliárias; barbeiro e pedreiro de alvenaria.

Os cursos têm ajudado a levar novas perspectivas de vida a custodiados, promovendo a reinserção social através da capacitação para inclusão no mercado laboral após o cumprimento de pena.

Ao todo serão oferecidas de 24 mil vagas em cursos profissionalizantes em presídios de todo o País. Ao todo, estão sendo investidos R$ 48 milhões, transferidos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As qualificações serão coordenadas pela Agepen. Além da qualificação profissional em si, será fornecido ao detento participante um repasse financeiro, intitulado Bolsa-Formação, via depósito bancário em conta poupança.

De acordo com a chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agepen, Rita de Cássia Fonseca Argolo, os cursos ocorrerão na modalidade presencial, com carga horária entre 160 e 250 horas, ofertados conforme demanda regional. Serão utilizadas estruturas das próprias unidades prisionais.

Em Mato Grosso do Sul, além dos cursos ofertados a presídios administrados pela Agepen, também estão previstas 60 vagas para internos da Penitenciária Federal, totalizando 1.185 detentos a serem capacitados. No País, o Estado é o sétimo em número de vagas ofertadas, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná.

(Foto: Ilustrativa / Agepen)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira será de sol e tempo estável em Três Lagoas

Temperaturas ficam na casa dos 34°C ao longo do dia.

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.