24.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de março, 2024

Comunidade Educa realiza entrega de bicicletas do Projeto Cidadania em Duas Rodas

20/02/2017 – Atualizado em 20/02/2017

Comunidade Educa realiza entrega das primeiras bicicletas do Projeto Cidadania em Duas Rodas

Por: Ascom

As crianças do Programa Social Comunidade Educa de Três Lagoas (MS), receberam as primeiras 21 bicicletas do Projeto Cidadania em Duas Rodas, na tarde deste domingo (19), na Escola Municipal Marlene Noronha, no bairro Vila Verde, marcando o lançamento do projeto que beneficiará aproximadamente 150 crianças até o final deste ano.

A iniciativa é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Conselho da Comunidade de Três Lagoas e o Programa Comunidade Educa, que até o final de 2017, prevê a entrega de mais 130 bicicletas para os demais alunos.

A cerimônia de entrega das bicicletas contou com a presença de representantes das instituições parceiras, do Poder Legislativo de Três Lagoas, das secretarias municipais de Educação e Assistência Social.

Para o coordenador do Comunidade Educa, Luan Freitas, o lançamento consolida mais uma etapa do projeto Cidadania em Duas Rodas. “O projeto teve início em 2016, e só foi possível com a dedicação de todas as instituições parceiras. O Comunidade Educa só tem a agradecer essa iniciativa que vai beneficiar muitas crianças até o final desse ano”.

As bicicletas não serão doadas às crianças, mas sim emprestadas, com termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis. Os alunos são selecionados de acordo com o desempenho escolar e participação ativa no Comunidade Educa. “Acreditamos que é uma boa forma de incentivar o aluno a se dedicar aos estudos, ter disciplina, bom comportamento em casa e na escola, e ajudar os colegas do programa a se desenvolver. De três e três meses, conforme o andamento das reformas nas bicicletas, mais alunos serão beneficiados”, explica o coordenador.

Dos pátios das delegacias, as bicicletas são enviadas para a Penitenciária de Segurança Média local e reformadas por detentos, recebendo reparos, reposição de peças e pintura padronizada. Seis reeducandos participam das atividades, que a cada três dias de trabalho, recebem um dia de remição na pena. Os materiais utilizados são financiados com recursos do Conselho da Comunidade de Três Lagoas.

Para o diretor da penitenciária, Raul Ramalho, o projeto humaniza o sistema penitenciário. “Além de aprender uma nova profissão, a ação desperta a cidadania, pois o fato de beneficiar uma criança carente desperta a emoção de fazer o bem. Com certeza é um projeto que não só vamos apoiar, mas temos a intenção de torna-lo contínuo”, disse.

O lançamento também teve uma festa para as crianças com diversas atividades recreativas que fazem parte da grade de projetos do Comunidade Educa, além de lanches, refrigerantes, teatro, música e corte de cabelo, realizados por voluntários.

A secretária municipal de educação, Maria Célia Medeiros, que também foi uma das fundadoras do programa, afirma que a Escola Municipal Marlene de Noronha continuará de portas abertas para o programa. “O Comunidade Educa está transformando a vidas das crianças, trazendo novas perspectivas de vida, oportunidades e cidadania. É visível a melhoria na escola, que antes tinha problema com depredação. Hoje, as crianças sabem que o ambiente escolar pode oferecer um futuro e, por isso, cuidam dela. O objetivo futuro é levar o programa para as demais escolas do município”, finaliza.

SOBRE O EDUCA

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

O Programa Social Comunidade Educa é uma associação privada sem fins lucrativos de cidadãos interessados em fomentar a cidadania de crianças e adolescentes por meio de brincadeiras, oficinas e dinâmicas, estimular a convivência social e promover a integração entre indivíduos. O Educa tem como missão despertar o lado artístico-cultural, esportivo e recreativo dos participantes e desenvolver a imaginação criadora, vivenciando-se ao mesmo tempo o valor da liberdade exercida com responsabilidade.

Crianças receberam bicicletas do projeto. Foto: Reprodução Facebook

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga os nossos canais no Whatsapp (clique aqui) ou no Google Notícias (clique aqui)

Veja também

Último dia do verão em Três Lagoas pode chegar aos 36°C nesta terça

Mesmo com uma pequena chuva no início da noite de segunda (18), a sensação térmica chegou próximo dos 44,1°C, segundo previsão do meteorologista Natálio Abraão.

Suzano retira mais de 51 mil pessoas da linha de pobreza em três anos

Somente em 2023, a companhia investiu R$ 49,3 milhões em iniciativas sociais, como mostra o Relatório de Sustentabilidade anual. A Suzano, maior produtora mundial de...

Ministro Waldez Góes participa da abertura da Caravana da Sudeco em Campo Grande nesta semana

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participará da abertura da segunda Caravana Sudeco em Campo Grande. Os atendimentos da Sudeco...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS