35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Comunidade Educa realiza entrega de bicicletas do Projeto Cidadania em Duas Rodas

20/02/2017 – Atualizado em 20/02/2017

Comunidade Educa realiza entrega das primeiras bicicletas do Projeto Cidadania em Duas Rodas

Por: Ascom

As crianças do Programa Social Comunidade Educa de Três Lagoas (MS), receberam as primeiras 21 bicicletas do Projeto Cidadania em Duas Rodas, na tarde deste domingo (19), na Escola Municipal Marlene Noronha, no bairro Vila Verde, marcando o lançamento do projeto que beneficiará aproximadamente 150 crianças até o final deste ano.

A iniciativa é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Conselho da Comunidade de Três Lagoas e o Programa Comunidade Educa, que até o final de 2017, prevê a entrega de mais 130 bicicletas para os demais alunos.

A cerimônia de entrega das bicicletas contou com a presença de representantes das instituições parceiras, do Poder Legislativo de Três Lagoas, das secretarias municipais de Educação e Assistência Social.

Para o coordenador do Comunidade Educa, Luan Freitas, o lançamento consolida mais uma etapa do projeto Cidadania em Duas Rodas. “O projeto teve início em 2016, e só foi possível com a dedicação de todas as instituições parceiras. O Comunidade Educa só tem a agradecer essa iniciativa que vai beneficiar muitas crianças até o final desse ano”.

As bicicletas não serão doadas às crianças, mas sim emprestadas, com termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis. Os alunos são selecionados de acordo com o desempenho escolar e participação ativa no Comunidade Educa. “Acreditamos que é uma boa forma de incentivar o aluno a se dedicar aos estudos, ter disciplina, bom comportamento em casa e na escola, e ajudar os colegas do programa a se desenvolver. De três e três meses, conforme o andamento das reformas nas bicicletas, mais alunos serão beneficiados”, explica o coordenador.

Dos pátios das delegacias, as bicicletas são enviadas para a Penitenciária de Segurança Média local e reformadas por detentos, recebendo reparos, reposição de peças e pintura padronizada. Seis reeducandos participam das atividades, que a cada três dias de trabalho, recebem um dia de remição na pena. Os materiais utilizados são financiados com recursos do Conselho da Comunidade de Três Lagoas.

Para o diretor da penitenciária, Raul Ramalho, o projeto humaniza o sistema penitenciário. “Além de aprender uma nova profissão, a ação desperta a cidadania, pois o fato de beneficiar uma criança carente desperta a emoção de fazer o bem. Com certeza é um projeto que não só vamos apoiar, mas temos a intenção de torna-lo contínuo”, disse.

O lançamento também teve uma festa para as crianças com diversas atividades recreativas que fazem parte da grade de projetos do Comunidade Educa, além de lanches, refrigerantes, teatro, música e corte de cabelo, realizados por voluntários.

A secretária municipal de educação, Maria Célia Medeiros, que também foi uma das fundadoras do programa, afirma que a Escola Municipal Marlene de Noronha continuará de portas abertas para o programa. “O Comunidade Educa está transformando a vidas das crianças, trazendo novas perspectivas de vida, oportunidades e cidadania. É visível a melhoria na escola, que antes tinha problema com depredação. Hoje, as crianças sabem que o ambiente escolar pode oferecer um futuro e, por isso, cuidam dela. O objetivo futuro é levar o programa para as demais escolas do município”, finaliza.

SOBRE O EDUCA

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

O Programa Social Comunidade Educa é uma associação privada sem fins lucrativos de cidadãos interessados em fomentar a cidadania de crianças e adolescentes por meio de brincadeiras, oficinas e dinâmicas, estimular a convivência social e promover a integração entre indivíduos. O Educa tem como missão despertar o lado artístico-cultural, esportivo e recreativo dos participantes e desenvolver a imaginação criadora, vivenciando-se ao mesmo tempo o valor da liberdade exercida com responsabilidade.

Crianças receberam bicicletas do projeto. Foto: Reprodução Facebook

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...

Saúde inicia 4ª etapa do “Encoleira Cão”, pesquisa que visa o combate à Leishmaniose canina

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta semana a 4ª etapa do...

Maestro Luiz Carlos Relíquias é homenageado com Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé “

O Maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva, recebeu na noite de quarta-feira (24), o Diploma Mérito Cultural “Flora Thomé” Maestro Relíquias é natural de Três...