22 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de maio, 2024

Comitê Anticrise descarta abertura do comércio na segunda-feira (30)

Retomada das atividades econômicas, em Três Lagoas (MS) vai acontecer de forma gradativa e coordenada.

27/03/2020 12h26
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Buscando a reativação racional da Economia no município de Três Lagoas (MS), o Comitê Anticrise de Combate ao Coronavírus estuda a possibilidade de flexibilização do isolamento social praticado atualmente no município. Segundo o presidente do comitê Cassiano Maia, a administração municipal poderá adotar o chamado isolamento vertical – focando nas pessoas consideradas dos grupos de risco (idosos e pessoas com comorbidades), mas a reabertura do comércio na segunda-feira (30) foi descartada.

Em entrevista exclusiva ao jornalista Romeu de Campos Jr nesta sexta-feira (27), Cassiano foi enfático ao dizer que tudo deve ser feito de forma planejada e coordenada, não podendo agir com emoções. “Temos que evoluir, manter a Economia e o ponto principal é manter o controle da pandemia”, disse.

Na manhã desta sexta-feira (27), o comitê se reuniu mais uma vez com o intuito de planejar as novas ações que serão decretadas a parir da próxima segunda-feira (30) no município. Entre as novas medidas, Cassiano anunciou que poderá fazer a flexibilização no toque de recolher e reabrir o comércio gradativamente, iniciando pelas casas lotéricas.

Comércio

Cassiano disse que o comitê passará todo o final de semana estudando as possibilidades de abertura do setor comercial, de forma gradativa e coordenada. Mesmo sem confirmar as medidas que poderão ser adotadas pelo novo decreto, o presidente do comitê aponta que o revezamento no horário de atendimento e ampliação poderiam ajudar com a demanda.

“Após o decreto, o que estamos nos propondo é fazer um levantamento e um estudo de entendimento de como flexibilizar um pouco o impacto ao comércio, estabelecimentos que estão fechados, como manter o isolamento e isso se tornar de forma gradativa”, disse Cassiano. O gestor garantiu que é mais importante o controle ao coronavírus, mas de forma gradativa e planejada: “não vamos nos esquecer que ainda estamos em prevenção, não vamos mudar o decreto da água para o vinho em uma semana”, garantiu.

O presidente do comitê garantiu que não será todo o comércio que será aberto. A princípio o estudo gira em torno das casas lotéricas, para que a população possa ter acesso ao recebimento de benefícios sociais.

Toque de Recolher

O comitê poderá também diminuir o toque de recolher, adiando o início para as 22h. A medida visa, além de maior liberdade aos cidadãos, atender a população que sair do trabalho para casa. Atualmente o toque de recolher no município de Três Lagoas vigora das 20h às 05h.

Barreira Sanitária

Para o controle das entradas e saídas do município, Cassiano disse que equipes com profissionais de saúde estarão realizando uma verdadeira “barreira sanitária” no intuito de orientar e instruir os motoristas que chegam ao município.

O comitê acredita que a maior circulação interna no município inspira cuidados sobre quem chega à cidade.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS

As diretrizes para a realização do procedimento ficaram mais abrangentes, facilitando o acesso às mulheres que desejam fazer a cirurgia em todo o Estado.

Polícia Federal combate atuação de milícias digitais durante operação

A investigação teve início a partir de ofensas pessoais direcionadas a agentes públicos.

SEJUVEL abre novas turmas de atletismo e paradesporto em TL para toda a população

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) comunica que estão abertas as inscrições para aulas de atletismo e paradesporto voltada para pessoas...