24.7 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Aldeia Olyntho Kamayurá é feita em Escola para celebrar o Dia do Índio

Além da construção de uma oca, os alunos da Escola Municipal Olyntho Mancini vivenciaram pesca, plantação e caça em atividades práticas.

18/04/2019 16h21
Por: Mirela Coelho

Buscando levar os alunos a vivenciarem a cultura indígena em comemoração ao Dia do Índio celebrado em 19 de abril, cerca de 540 crianças de 5 a 11 anos, da Escola Municipal Olyntho Mancini, participam de atividades práticas no pomar da Unidade nesta quinta-feira (18) pela manhã.

Em homenagem à descendência de uma de suas professoras, a equipe da escola recriou no local uma Aldeia com folhas de coqueiro chamando-a de Olyntho Kamayurá.

Com som ambiente os professores conversavam com os alunos no interior da Oca e depois os levava para desenvolverem atividades tais como a pesca, plantação e caça, todos criados artesanalmente.

Segundo o diretor, Jefferson Rodrigues Martins, “nosso intuito foi criar uma ambientação das aldeias indígenas e resgatar a história e cultura destes povos. Trabalhamos em sala de aula a teoria e aqui a prática incentivando os alunos a plantarem milho e mandioca, pescarem e caçarem”, disse.

Jefferson diz que “a expectativa é levar aos alunos o conhecimento e por meio da prática ajuda-los a adquirir respeito pelo estilo de vida dos povos indígenas, diminuindo o preconceito,” explicou.

Para Tiago Gama, de 6 anos, “foi muito legal caçar e plantar. Já fiz isso com meus pais em casa uma vez e eu gostei muito”, disse.

Já Carlos Eduardo, de 6 anos, gostou de brincar com o arco e flecha. “Foi muito legal aprender com a professora como que faz para caçar”, comentou.

Informação da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...