28/08/2014 – Atualizado em 28/08/2014
Com sede na cidade de Ribeirão Preto – SP, a Passaredo é atualmente a quinta maior companhia aérea do Brasil, e está em processo de recuperação judicial desde outubro de 2012
Por: Da Redação/MC
A Companhia Aérea TAM, considerada uma das maiores agências do mundo poderá iniciar suas operações no aeroporto de Três Lagoas ainda no segundo semestre deste ano.
A notícia está prestes a ser confirmada e aguarda somente o fechamento da fusão entre as duas companhias –TAM e Passaredo – que segundo fontes da capital paulista, já está fechado informalmente.
Inicialmente, a TAM acordou o compartilhamento de voos com a empresa no final de maio e poderá entrar em vigor em Setembro deste ano.
OBJETIVO DA COMPRA
Mas a intenção das empresas do segmento é fechar a venda da Passaredo à TAM que têm forte interesse em voltar a operar voos regionais, considerada a nova mina de ouro das companhias aéreas, um mercado amplamente explorado pela Azul, que voa para mais de 100 destinos regionais no país.
A estratégia é atender a nova demanda que foi anunciada pelo Governo Federal que irá subsidiar passagens para voos regionais.
A pretensão é de reformar 270 aeroportos e dar subsídios a empresas para viabilizar rotas regionais. A oferta de voos regionais também foi um dos critérios definidos pelo governo para distribuir espaços no aeroporto de Congonhas, o mais rentável do País.
PASSAREDO REDUZIU SEUS CUSTOS
Com sede na cidade de Ribeirão Preto – SP, a Passaredo é atualmente a quinta maior companhia aérea do Brasil, e está em processo de recuperação judicial desde outubro de 2012. A Passaredo voa para 20 destinos com 9 aeronaves turboélice da francesa ATR. A empresa precisa de uma injeção de capital para se reerguer.
A empresa chegou a operar voos com aeronaves modelo ERJ 145 da Embraer, mas devido à crise, reduziu a frota e opera apenas turboélices ATR 72-600, modelo mais econômico, para tentar se reerguer. Tais aeronaves são utilizadas em Três Lagoas com voos diários até São Paulo-SP.
Com a compra, a TAM “salva” a Companhia Passaredo das dívidas estimadas em R$ 100 milhões, que está em processo de recuperação judicial desde 2012.
A Passaredo detêm 1% dos voos regionais no país, e é uma das poucas sobreviventes entre as pequenas companhias aéreas do mercado – desde 2010, 11 empresas aéreas deixaram de voar