32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Governo anuncia mudanças em 31 carreiras de servidores estaduais

26/07/2016 – Atualizado em 26/07/2016

As alterações incidem nos salários e subsídios

Por: Izabela Sanchez e Mariana Anjos

O governo do estado anunciou nesta terça-feira (26) alterações em cerca de 31 carreiras do funcionalismo público. As alterações foram divulgadas em evento onde o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou um conjunto de 12 leis e dois decretos de autoria do Executivo, que visam corrigir distorções nos planos de carreira. As alterações resultaram de diálogos entre o governo do estado e 48 categorias, representadas por entidades sindicais que participaram do Fórum Dialoga.

O Secretário estadual de administração e Desburocratização, Carlos Alberto Assis afirmou que 70% dos servidores terão ganhos acima da inflação. “Acredito que 70% dos servidores terão ganho acima da inflação e as categorias mais importantes nós mexemos em tabelas, em vagas e nas carreiras”, explicou. O Secretário também afirmou que “realmente, existem muitas distorções nos salários dos servidores”, prometendo que o atual governo irá trabalhar na questão.

Azambuja assina as leis e decretos (Mariana Anjos)Azambuja assina as leis e decretos (Mariana Anjos)
Para o governador, as leis demonstram resultado do diálogo com as categorias. “Foi primordial o diálogo, eram inúmeras distorções de correções e conseguimos diminuir um pouco, isso demonstrou que cada um tem maturidade, responsabilidade e comprometimento pelo momento atual”.
Correções

Coordenadora de gestão de carreiras e desempenho do estado, Terezinha Arantes explicou que o governo fez uma espécie de mapa das carreiras com maior distorção, e buscou realizar uma padronização no sistema de remunerações. Em nove carreiras multidisciplinares, o governo afirma que realizou novos planos de carreira, transformando o sistema remuneratório em subsídios, com a criação de tabelas próprias para os cargos.

As correções atingem 1.897 servidores das carreiras de Gestão de Atividades de Comunicação, Gestão de Atividades Culturais, Gestão de Atividades Mercantis, Gestão de Atividades Desportivas, Atividades de Planejamento e Orçamento, Gestão de Ações de Desenvolvimento.

“A opção foi transformar em subsídio, fizemos isso para 9 carreiras com ganho na tabela. Para um outro grupo de carreiras que já era subsídio, o estudo identificou que a tabela definida estava abaixo do cargo, então estão sendo publicadas as tabelas com correção de distorção, como por exemplo, Agraer [Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rura], Iagro [Agência estadual de defesa sanitária animal e vegeral], Sedhast [Secretaria estadual de direitos humanos, assistência social e trabalho], Funtrab [Fundação do trabalho] e Agehab [Agência estadual de habitação]. São nove carreiras nessa linha”.

As mudanças também abrangem servidores das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Agepen [Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário] , Procon, funcionários das Secretaria estadual de Saúde (SES), de Fazenda (Sefaz), de Administração e Desburocratização (SAD), de Governo e Gestão Estratégica (Segov), de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf).

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros são algumas das carreiras que tem novas tabelas corrigidas. São 10.157 servidores com redução da diferença remuneratória entre soldado, cabo, 1º, 2º, 3º sargento e subtenente em relação ao coronel, de acordo com o governo. Para a Policial Civil, a mudança atingiu 3.776 servidores, corrigindo o valor das tabelas de cargos e adequando o quinquênio de 5% para 10% entre as classes I e II para delegados.

Presidente do Sindicato dos policiais civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol/MS), Giancarlo Miranda explicou que, apesar do reajuste de 6% garantido a categoria, os policiais devem continuar negociando melhorias junto ao governo.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...