26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Após manifestações, Elektro emite nota sobre valores da energia elétrica em Três Lagoas

Segundo a empresa, os valores são regulamentados e definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

21/01/2019 15h27
Por: Deyvid Santos

Após a manifestação de diversos três-lagoenses nas últimas semanas sobre o valor cobrado de energia elétrica no município, a Elektro divulgou na tarde desta segunda-feira (21) uma nota explicando como a tarifa é cobrada. Segundo a empresa, os valores são regulamentados e definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“A tarifa é reajustada uma vez ao ano e o último reajuste para a Elektro ocorreu no dia 27 de agosto de 2018, sendo que o aumento aplicado ocorreu principalmente pela elevação nos custos com geração de energia. Atualmente a parcela da distribuição de energia corresponde somente a 18,46% da tarifa da Elektro” diz parte da nota.

Moradores de Três Lagoas estão indignados com os valores cobrados e chegaram até mesmo a montar um abaixo assinado solicitando a diminuição da tarifa. A Elektro informou que A conta de energia não é influenciada apenas pelas tarifas definidas, como também pode sofrer variação devido ao aumento do consumo do cliente, em especial no verão, quando se atinge elevadas temperaturas, e os consumidores fazem uso de mais aparelhos como ar condicionado, ventiladores, e mesmo os equipamentos de refrigeração como geladeiras podem consumir mais energia para conseguir manter a temperatura.

Além disso, dependendo do volume de energia consumido pelo cliente, a alíquota do imposto ICMS, que é definida de acordo com leis estaduais, pode sofrer alteração, o que implica em variação da conta de energia.

Desta maneira, a Elektro reforça junto aos seus clientes as orientações de consumo consciente, como selecionar a temperatura morna no chuveiro e tomar banhos mais curtos, não deixar portas e janelas abertas com o ar-condicionado ligado, deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo necessário, utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas, entre outras.

Composição da conta

As despesas com a compra e transmissão de energia respondem 40,73%. Os encargos setoriais e impostos têm uma participação de 40,81% nos custos. Do valor cobrado na fatura, 18,46% ficam na Elektro para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos.

Isso significa que, para uma conta de R$ 100, por exemplo, cerca de R$ 18 são destinados efetivamente à Elektro para operar e expandir todo o sistema elétrico de distribuição de energia na área de concessão.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Elektro

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...