24.7 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Veja sobre benefícios do chocolate e riscos do excesso

19/04/2014 – Atualizado em 19/04/2014

Veja benefícios do chocolate e riscos do excesso

Entre os seis tipos de chocolate, o mais saudável é o amargo, diz nutrólogo. Danilo Valadares sugere o consumo da iguaria com moderação.

Por: G1

A semana da Páscoa chegou com uma variedade tentadora de chocolates para o consumidor manter a tradição de se deliciar com os saborosos ovos, bombons e barras de chocolate. É um período que muita gente costuma exagerar no consumo desta iguaria, mas deve ficar atento porque o excesso pode provocar aumento de peso, enxaqueca e irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal, mas especialistas garantem que comer chocolate com moderação pode trazer benefícios.

O médico Daniel Valadares que é nutrólogo explica que existem seis tipos de chocolate e o mais saudável é o amargo. “O chocolate branco não tem a semente do cacau, por isso tem maior teor de gordura e açúcar. O ao leite tem cacau, leite, açúcar e gordura que pode ser vegetal. O chocolate sem lactose, possui leite de soja substituindo o de vaca. O diet é o chocolate que tem quantidade de açúcar muito reduzida, porém a quantidade de gordura sempre é maior, portanto tem mais calorias que o chocolate comum. O meio amargo possui de 40 a 55 % de cacau, somados a açúcar e manteiga de cacau. Já o chocolate amargo ou negro possui 60 a 85 % de cacau, com menores quantidades de gordura e comprovadamente, melhora a saúde de quem o consome”, garante.

Fazendo o consumo consciente o chocolate pode trazer benefícios à saúde. Ele tem cálcio, proteína, gordura, açúcar, e substâncias importantes como algumas vitaminas. O grande problema é a quantidade.

Mas como resistir a tanta tentação? Uma barra de chocolate de 150 gramas tem aproximadamente 800 calorias. O ideal é ingerir em doses homeopáticas, de dois a três quadradinhos por dia. Aproximadamente 10 a 15 gramas de chocolate.

“Consumindo mais de 30 gramas por dia pode ocorrer o aumento de peso e anula os efeitos benéficos. É importante lembrar que quando falamos de melhora da saúde, falamos de chocolate amargo. Quanto maior o percentual de cacau, melhor”, orienta.

Riscos

Mas o excesso pode trazer dor de cabeça. “Se comer muito chocolate os efeitos colaterais podem ser imediatos ou tardios. Os imediatos são diarreia, azia, agitação e insônia. Os efeitos colaterais tardios são o aumento de peso e formação de cálculos renais em pessoas susceptíveis”, orienta o nutrólogo.

Benefícios

O chocolate oferece vários benefícios, possuindo ação nos sistemas nervoso, endócrino, cardiovascular e intestinal. “O chocolate possui favonóides, teobromina e cafeína que, quando consumidos na quantidade ideal, deixam o indivíduo mais ativo, disposto concentrado. O chocolate possui também triptofano e outras substâncias que promovem o aumento da produção de serotonina, que é o neurotransmissor relacionado ao prazer e bom humor, promovendo a sensação de bem estar, podendo até reduzir sintomas de fadiga crônica, estresse e TPM. No sistema endócrino o chocolate promove o aumento dos níveis do hormônio chamado de leptina, que promove a inibição do apetite e inibe o esvaziamento gástrico. Usado em pequenas quantidades o chocolate pode sim ajudar a diminuir o peso”, afirma Danilo Valadares Barroso.

O chocolate amargo tem alto teor de cacau e baixa quantidade de açúcar. “Ele age de forma a diminuir a resistência a insulina, o que favorece o controle da diabetes. É importante ressaltar que a quantidade de chocolate nestes casos tem que ser extremamente controlada, de forma a não ultrapassar a quantidade recomendada do consumo de açúcar. O chocolate amargo possui grande quantidade de polifenóis que possuem ação antioxidante e promovem a redução dos níveis do colesterol LDL no sangue, diminuindo o depósito deste nas paredes dos vasos, prevenindo assim doenças como o AVC e o Infarto Agudo do Miocárdio. Estas substâncias também promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e melhorando a saúde do coração. O consumo de chocolate amargo reduz a incidência de câncer intestinal devido a grande quantidade de antioxidantes”, recomenda.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Daniel Valadares explica que por ser rico em antioxidantes e vitaminas A, E e do complexo B, o chocolate possibilita um melhor funcionamento celular e reduz a ação dos radicais livres sobre as células, além de diminuir o envelhecimento. “É importante ressaltar que os estudos médicos já comprovaram que o chocolate não causa acne”, finaliza

Consumo do chocolate aumenta na Páscoa (Foto: Geraldo Jr. / G1)

Médico explica os benefícios do chocolate  (Foto: Marina Fontenele/G1)

 (Foto: Marina Fontenele/G1)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...