26.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Hoje comemora-se a Páscoa, saiba sobre seu significado

20/04/2014 – Atualizado em 20/04/2014

Hoje comemora-se a Páscoa, saiba mais sobre seu real seu significado

Dia 20 de abril, dia em que se comemora a ressurreição de Cristo

Por: Rayani Santa Cruz

Para muitas crianças e até desavisados a Páscoa, nada mais é do que um simples feriado e dia de se comer chocolates, mas para religiosos e cristãos é uma data muito importante do ano.

Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a “Ressureição de Jesus Cristo”. A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na “Sexta Feira Santa” é celebrada a crucificação de Jesus, e no “Domingo de Páscoa” se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.

O “Domingo de Páscoa” acontece após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A Páscoa é uma festa móvel, ou seja, varia o dia a cada ano, a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa é comemorada em vários países. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques

A data refere-se a passagem para novos tempos e novas esperanças. Trazendo para atualidade, seria um período de mudança do velho para o novo, da morte para a vida, uma mudança plena na maneira que vivemos uns com os outros.

A Igreja Católica costuma fazer diversas comemorações como a Semana Santa. Os rituais que precedem a Semana começam 40 dias antes, é o período conhecido por “Quaresma” – quando os católicos dedicam-se à penitencia do jejum, para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e também o sofrimento que ele suportou na crucificação.

Para os católicos, a Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde a estrada era enfeitada com folhas da palmeira. A Sexta Feira é o dia da celebração da morte de Jesus na Cruz. O Sábado de Aleluia é o dia da celebração da missa da meia noite, na passagem para o Domingo da Ressurreição. No domingo é celebrada a Páscoa – o Domingo de Páscoa, o dia da Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição para seus discípulos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...